
Situado no início da avenida dos plátanos e com a fachada posicionada para o rio, o templo apresenta uma planta longitudinal formada por uma nave.

Juntamente com o Convento da Ordem dos Terceiros, que abriga o museu com o mesmo nome, o Convento de Santo António, de que atualmente resta a igreja, é um edifício do século XV, tendo sofrido campanhas de obras durante os séculos seguintes.
Em 1481 foi aprovado por Bula a fundação do Convento, e quatro anos depois foi realizada a bênção do templo.
Em 1494 D. Leonel de Lima doa uma das suas propriedades para que seja feita a cerca, mandando-a murar. Com a morte deste benemérito em 1495, é-lhe retirado a possibilidade de poder ver o término das obras com a execução do claustro, que se realizou precisamente neste mesmo ano.
Descrição

O Convento de Santo António está situado no início da Avenida dos Plátanos, na direção norte/sul, à esquerda.
Com a fachada posicionada para o rio, o templo apresenta uma planta longitudinal formada por uma nave. Está adossada a esta, para a direita, a torre sineira quadrangular e o antigo complexo conventual.
A fachada em empena está delimitada por cunhais em cantaria rematada por pináculos fusiformes e uma cruz latina no vértice.
A entrada para o templo é antecedida por uma galilé em arco abatido. Está encimado por um nicho em arco de volta perfeita assente em impostas salientes, seguindo-lhe um janelão do coro de perfil retilíneo. Estes estão ladeados por dois nichos em arco de volta perfeita com abóbadas em conchas, com imagens pintadas de São Francisco e São Pedro de Alcântara.
O janelão igualmente está encimado por uma janela em tímpano circular.
nesta localidade Ponte de Lima
ou neste concelho Ponte de Lima
Outras localidades deste concelho Ponte de Lima
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Conjunto constituido pela Igreja de Santo António de Frades Capuchos e pela Igreja da Ordem Terceira de São Francisco»