A Capela das Pereiras, originalmente Capela de Santa Rita de Cássia, foi erguida no século XVI junto à antiga muralha. É formada por nave e abside retangular, separadas por um arco de volta perfeita.
Situação Estratégica


A antiguidade de Ponte de Lima faz desta como uma das principais na localização estratégica do território. É por isso o cruzamento de vários caminhos, remontando ao tempo dos romanos em que se fazia a ligação de Braga a Pontevedra, e posteriormente a principal rota do Caminho de Santiago.
Esta rota transforma Ponte de Lima numa localidade de abrigo e de vários tipos de assistência no sentido de acomodar os peregrinos que então seguiam para Compostela. Esta acabou por assistir a um aumento de templos religiosos, como no caso desta capela.
Descrição

A Capela das Pereiras, assim chamada na atualidade, originalmente de Capela de Santa Rita de Cássia, foi erguida no século XVI, junto à antiga muralha, em substituição de uma antiga ermida que ali existia.
Viria a sofrer duas campanhas de obras, sendo a primeira delas uma reconstrução devido ao terramoto de 1755. A maior intervenção deu-se em 1818, alterando a feição inicial, com o acrescento de uma nova abside à nave e a sacristia, mantendo-se assim até agora.
De planta longitudinal, é formada por nave e abside retangular, separadas por um arco de volta perfeita. A fachada neoclássica apresenta o portal em arco abatido, a que se sobrepõe uma cimalha, ladeado por duas colunas rematadas por pináculos. Ao centro destes, uma janela retangular permite a entrada de luz para a nave.
Pinturas Polícromas do Templo Original



Laterais

Laterais
É rematada por um frontão contracurvo, com cruz latina e pináculos. À esquerda e adossada ao templo está a torre sineira quadrangular. O acesso ao templo faz-se por uma escadaria de dois lanços.
Classificação
Está classificada como Imóvel de Interesse Municipal.
Localização
Esta capela está situada na zona norte de Ponte de Lima, no final de uma grande escadaria, no Largo Delfim Guimarães.
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Capela das Pereiras e escadarias»