A Biblioteca foi criada no início do século XX numa sala no Largo de Camões. Foi mudada para o edifício do século XVII do hospital da Misericórdia.

Início

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

De acordo com os pergaminhos da Vila, a existência de uma biblioteca era inevitável sendo por isso criada no início do século XX após a entrada da primeira República. No início teve o seu lugar numa sala de um edifício no Largo de Camões.

Com o decorrer dos tempos o espólio foi aumentando, graças a doações, atingindo um ponto de saturação e obrigando por isso a uma transladação da biblioteca para outro edifício. Assim aconteceu para um edifício cuja construção tinha sido no século XVII e onde tinha funcionado o hospital da Santa Casa da Misericórdia e posteriormente o quartel da G.N.R.

Novo Local

Está situada no centro de Ponte de Lima, em frente da Igreja Matriz, a fazer esquina da rua da Picota com a Cardeal Saraiva. Esta segunda rua viria no início do século XX a dividir em dois o edifício de um único corpo que pertencia à Misericórdia. Uma parte albergava o então Hospital da Misericórdia, restando a outra que ainda hoje pertence à Misericórdia e se situa precisamente do outro lado da rua.

Esta divisão destruiu um claustro setecentista, acabando também com parte da muralha medieval, uma vez que o edifício de um só corpo se encontrava encostado à muralha. A entrada da biblioteca faz-se precisamente pela Rua da Picota, pois esta encontra-se orientada para a única entrada existente do Burgo.

Descrição

Todos os rasgos orientados para a Rua Cardeal Saraiva estão uniformemente colocados nos dois pisos, de moldura reta. Igualmente os rasgos orientados para a Rua da Picota são de moldura reta, dos quais os do piso superior possuem guarda em ferro.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 46.056' W 008 35.076'  (41.76760, -8.58460)

Referências

Temas / Tags

Ponte de Lima, publicado em por