A Capela do Anjo da Guarda, ou Padrão de São Miguel, está edificada junto ao rio Lima e à ponte velha, sendo a data da edificação totalmente desconhecida. Pode pertencer ao tardo-românico ou início do gótico.

Origem

Capela do Anjo da Guarda
Capela, lado sul
Capela do Anjo da Guarda
Capela e Rio Lima
Capela do Anjo da Guarda
Capela, lado oeste

A devoção existente no período da Idade Média foi tão acentuada que levou à construção de muitas capelas, ermidas, padrões e outros monumentos. Estes eram criados em agradecimento de uma viagem feita são e salvo, ou de outros acontecimentos com sucesso, inclusivamente o atravessamento de todas as estruturas de rios, sendo estas, como se pode calcular, de importância de relevo.

Capela do Anjo da Guarda
Interior da capela

Por esta razão, e neste caso, a Capela do Anjo da Guarda, ou Padrão de São Miguel, está edificada junto ao rio Lima e à ponte velha. Contudo, a data da sua edificação é totalmente desconhecida, tão pouco é a época específica, apesar de haver divergentes opiniões quanto a cronologia da obra.

Acreditando-se numa forte ligação com a ponte, as opiniões divergem entre o último quartel do século XIII e o decorrer do século XIV. Contudo é possível, e mediante a modesta e limitada existência de recursos artísticos, que possa pertencer ao tardo-românico e início do gótico.

Descrição

Capela do Anjo da Guarda
Imagem
de São Miguel

De planta retangular e de uma só estrutura, é assente em colunas com uma cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas.

Dos quatro lados, três estão abertos. São formados por arcos apontados, sendo que o lado orientado a leste, virado para o rio, está coberto e serve de parede fundeira. No interior, neste lado, contém um pequeno altar, sobre duas mísulas, com a imagem do Arcanjo São Miguel.

Classificação

O Padrão de São Miguel está desde 1978 classificado como Monumento Nacional

Localização

Este Padrão está situado na margem norte junto do rio Lima, 60 metros a montante da ponte velha.

Coordenadas GPS: N 41 46.200' W 008 35.252'  (41.77000, -8.58753)

Referências

Temas / Tags

Arcozelo, publicado em por