Parque Nacional da Peneda-Gerês
O parque Nacional da Peneda Gerês é o único Parque Nacional em Portugal e também é considerado pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera.
 
Parque Nacional Peneda Gerês
Parque Nacional Peneda Gerês
Parque Nacional Peneda Gerês
Roussas no Parque Nacional Peneda Gerês
Roussas no Parque Nacional Peneda Gerês

O parque Nacional Peneda Gerês é o único Parque Nacional em Portugal e também é considerado pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. São títulos, principalmente Nacional, que vou incorporar as fotos num âmbito mais alargado.

Este Parque é formado por duas serras, a da Peneda e a do Gerês, como o próprio nome indica. A serra da Peneda abrange o Distrito de Viana do Castelo (Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca). A serra do Gerês abrange dois Distritos, o de Braga (Terras de Bouro) e o de Vila Real (Montalegre).

Por isso, perfazem este conjunto serrano Peneda-Gerês, que abrange uma área total de 70 290 hectares. Para além da beleza paisagística, e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna, em que podemos ver corços, garranos, lobos e aves de rapina, e pela variedade da flora, como pinheiros teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais.

Ponte da Barca, publicado em por