Espigueiros de Lindoso
Este conjunto é composto por cinquenta espigueiros do séculos XVII e XVIII, todos em pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos assentes na rocha e encimados por mós ou mesas.
Temas / Tags
 

Descrição

Espigueiros
Espigueiros

Falando-se dos espigueiros do Soajo, e passando aqui em Lindoso para uma visita ao castelo, não podemos deixar de reparar nos espigueiros de Lindoso, uma vez que são os únicos sítios com uma maior concentração, levando Lindoso a melhor. Apresentando assim um aglomerado único do País e de rara beleza.

Este palco é composto por cinquenta espigueiros do séculos XVII e XVIII, todos em pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos assentes na rocha e encimados por mós ou mesas. Sobre eles repousa o espigueiro que tem uma cobertura de duas lajes de granito unidas num ângulo obtuso, ornamentando nos vértices com cruzes protectoras, que servem para arejar o milho fazendo com que não apodreça.

Rota da Arquitetura Tradicional

Este monumento está inserido na Rota da Arquitetura Tradicional, do Portal de Paredes de Coura, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

Este aglomerado de espigueiros está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 51.976' W 008 12.007'  (41.86627, -8.20012)
Lindoso, publicado em por