Castelo de Lindoso
Uma obra do início do século XIII, foi restaurado e ampliado por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês.
 

História

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

Como todos os Castelos Portugueses junto à fronteira com a Espanha, este também está estrategicamente situado na formação da Nacionalidade.

Não se sabe ao certo a fundação, crendo-se ser do início do século XIII, mais propriamente entre os anos 1220 e 1258. Datas estas que estavam referenciadas só na segunda inquirição, devendo-se a sua fundação a D. Afonso III.

Mais tarde, foi mandado restaurar e ampliar por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês. No século XVII o castelo foi reforçado, mantendo a sua arquitectura medieval.

Descrição

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

A construção inicial de duas torres quadrangulares defende a porta de armas virada para a povoação. No lado oposto está a torre de menagem de quinze metros de altura e ampla, com a face norte alinhada com a cerca que a substitui.

Pensa-se que no lado da atual entrada fosse a chamada porta da traição, hoje junto à ponte levadiça.

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

Há alguns anos este castelo tinha uma pequena e insignificante cobrança à entrada, razão pela qual o seu interior se mantinha limpo, que também dava entrada na torre de menagem. Agora, que com certeza há mais visitas, tem um pouco de ar de abandono,

Rota dos Castelos e Fortalezas

Este monumento está inserido na Rota dos Castelos e Fortalezas, do Portal de Valença, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

A partir de 1910 o Castelo de Lindoso entrou para a lista dos classificados como Monumento Nacional.

Veja Também

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Lindoso
ou neste concelho Ponte da Barca
Outras localidades deste concelho Ponte da Barca

Localização

Coordenadas GPS: N 41 52.023' W 008 11.965'  (41.86705, -8.19942)

Temas / Tags

Lindoso, publicado em por