Uma obra do início do século XIII, foi restaurado e ampliado por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês.

História

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

Como todos os Castelos Portugueses junto à fronteira com a Espanha, este também está estrategicamente situado na formação da Nacionalidade.

Não se sabe ao certo a fundação, crendo-se ser do início do século XIII, mais propriamente entre os anos 1220 e 1258. Datas estas que estavam referenciadas só na segunda inquirição, devendo-se a sua fundação a D. Afonso III.

Mais tarde, foi mandado restaurar e ampliar por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês. No século XVII o castelo foi reforçado, mantendo a sua arquitectura medieval.

Descrição

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

A construção inicial de duas torres quadrangulares defende a porta de armas virada para a povoação. No lado oposto está a torre de menagem de quinze metros de altura e ampla, com a face norte alinhada com a cerca que a substitui.

Pensa-se que no lado da atual entrada fosse a chamada porta da traição, hoje junto à ponte levadiça.

Castelo de Lindoso
Castelo de Lindoso

Há alguns anos este castelo tinha uma pequena e insignificante cobrança à entrada, razão pela qual o seu interior se mantinha limpo, que também dava entrada na torre de menagem. Agora, que com certeza há mais visitas, tem um pouco de ar de abandono,

Classificação

A partir de 1910 o Castelo de Lindoso entrou para a lista dos classificados como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 52.023' W 008 11.965'  (41.86705, -8.19942)

Temas / Tags

Lindoso, publicado em por