Este templo tem utilização atual como Igreja Paroquial, sendo inicialmente Igreja de Irmandade, ou seja, mais conhecida como Igreja da Misericórdia. Também é conhecida como Igreja de Valadares. É datada dos séculos XVII e XVIII.

Descrição

Igreja Matriz ou da Misericórdia em Monção
Igreja Matriz ou da Misericórdia em Monção

Como outras construções nortenhas da época é construída em alvenaria autoportante de granito rebocado e pintada a branco, excepto embasamento, cunhais, cornijas, molduras e ornamentos que mantêm à vista,

É um templo de grande volumetria com planta de nave única e capela-mor retangulares e coberturas escalonadas a duas águas. Além da torre anexa à frontaria possui corpo adossado à capela-mor, a sul.

A fachada principal, orientada a poente, apresenta um portal com arco pleno estriado assente em imposta que repousa em pés-direitos, também em estriados. É ladeado por pilastras toscanas caneladas que sustentam friso e frontão curvo enquadrado por janeletes rectangulares.

Interior

O interior da igreja apresenta obra em talha da primeira fase do nosso barroco.

O retábulo da capela-mor e os da nave constituem bons exemplares da arquitectura retabular que tem as arquivoltas reentrantes, inspirados nos portais românticos, o seu elemento principal. O conjunto barroco é encerrado por teto em caixotões com tábuas pintadas.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 42 04.437' W 008 21.823'  (42.07395, -8.36372)

Temas / Tags

Valadares, publicado em por