O lugar de Ponte do Mouro situa-se no extremo nordeste da freguesia de Barbeita, concelho de Monção, na confluência do Rio Mouro com o Rio Minho de que é afluente na margem esquerda.

Descrição

Ponte do Mouro

O lugar de Ponte do Mouro é um local cheio de história, beleza e magia.

Um facto histórico devidamente comprovado e célebre foi o encontro de D. João I com o Duque de Lencastre de onde resultou o casamento que daria origem àquela que foi designada Ínclita Geração e que consolidou a aliança que haveria de exaurir e sugar os magros recursos de que Portugal foi dispondo ao longo dos séculos.

Situa-se neste lugar uma ponte documentalmente descrita pelo menos em 1386. Esta ponte sobre o rio Mouro é uma das mais impressionantes estruturas de passagem medievais, elevando-se a grande altura sobre um imponente maciço rochoso.

A sua importância, no contexto das pontes históricas nacionais não se deve à dimensão - uma vez que é constituída apenas por um arco - nem por ser um marco estilístico ou evolutivo no âmbito da construção deste tipo de estruturas. Ao invés, ela impressiona, ainda hoje, pelo seu impacto cenográfico, mas também por ser uma notável obra de engenharia factos que, conjugados, conferem-lhe um lugar importante na história da actividade pontística medieval no Noroeste do país.

(Inserido sem identificação do autor)

Localização

Coordenadas GPS: N 42 04.488' W 008 23.651'  (42.07480, -8.39418)

Temas / Tags

Ponte do Mouro, publicado em por