A primeira referência à Misericórdia de Monção consta de um alvará de 1576 em que D. Sebastião autorizava que lhe fosse anexada a ordem e gafaria de S. Gião.

Descrição

Igreja da Misericórdia de Monção
Igreja da Misericórdia

A Misericórdia ficou também com o encargo de sustentar os lázaros internados do Hospital, fornecendo-lhes comida e outros mantimentos.

Situado na principal praça da vila, a igreja encontra-se anexada à Casa da Irmandade.

A igreja foi construída em alvenaria autoportante de granito com parâmentos rebocados e pintados a branco, embora o embasamento, os cunhais, as cornijas, molduras e ornamentos tenham pedra à vista. Tem a planta composta por nave e capela-mor retangulares e cobertas de duas águas.

Fachada

Salienta-se a sua fachada principal, orientada a norte, o amplo portal muito semelhante ao da Paroquial de Mazedo, arco pleno estriado assente em impostas que repousam sobre pés direitos também estriados e enquadrado por dois pares de pilastras jónicas sustentado o entablamento.

Este é encimado por frontão de enrolamentos interrompido para alojar o nicho da padroeira ladeada de dois óculos avalizados com molduras decoradas.

Interior

Igreja da Misericórdia, Altar-mor
Altar-mor
Igreja da Misericórdia, coro
Coro Alto
Igreja da Misericórdia, Teto
Teto da Igreja

O seu interior, com nave e capela-mor, é um espaço sacro repleto de obra em talha de referência. O retábulo-mor em estilo nacional com as suas arquivoltas assentes em pares de colunas espiraladas encerra a tribuna onde no cimo do trono se encontra a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia.

Um outro retábulo aloja a imagem do Senhor da Cana Verde, de grande devoção popular.

Localização

Coordenadas GPS: N 42 04.697' W 008 28.872'  (42.07828, -8.48120)

Temas / Tags

Monção, publicado em por