Junta de Freguesia de Venade
Aqui está mais uma instituição que recebe o poder político, poder que representa a aldeia de Venade.
Junta de Freguesia de Venade

A Junta de Freguesia está situada no centro da aldeia, junto do Cruzeiro e a confrontar com o Largo António Joaquim Alves da Cruz, o Largo onde se situa a Igreja Matriz.

Situa-se num vale, circundada por por três montes de seus nomes Chã Vermelha, Senhora da Serra ou das Neves e finalmente a de Santo Antão, com uma considerável componente florestal aliada ao rio Coura. Esta condições provocaram na zona uma qualidade superior à das outras, arrastando o topónimo Venade na derivação do genitivo da expressão Latino-Cristã, BENE-NATUS ou BENENATIS, significando bem nascida, introduzido pelos romanos ao rio Couro e a uma povoação que confluía com o rio Minho.

Assim nasceu o nome de Venade, contudo o território que abrange aquela zona remete-nos para um passado pré-histórico, com vestígios evidentes de duas antas, simbolizando monumentos funerários da era neolítica com cerca de seis mil anos. A freguesia, como tantas outras, surge nos primeiros documentos nas Inquirições do monarca de então D. Afonso III, em 1258.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Caminha

Localização

Coordenadas GPS: N 41 51.461' W 008 48.946'  (41.85768, -8.81577)
Venade, publicado em por