


Esta capela fora do normal, de proporções grandes, tem a sua história baseada nos Freires Templários, remontando por isso à Idade Média em que se fixaram em Seixas ao edificar uma igreja dedicada ao culto de São Bento.
Esta construção originou que anualmente se realizassem festas/feiras em devoção ao santo e, com base neste acontecimentos anuais, no século XV surgiram os primeiros benefícios régios de feira franca, implicando a ausência de impostos, dados pelo Rei D. João I.
O benefício régio continuou nos séculos seguintes, com D. João III no século XVI a confirmar o anterior. No ano de 1848, assinado pela Rainha D. Maria, foi formada a instituição da Irmandade de São Bento e confirmados os primeiros estatutos, e por conseguinte a Irmandade ficou com a responsabilidade de gerir e administrar o património de São Bento.
Contudo este reconhecimento da Irmandade, feito pela Rainha D. Maria, possivelmente veio prejudicar, uma vez que o templo entrou em declínio com a sua degradação no decorrer dos anos, até que a Irmandade achou por bem construir um outro templo, o que atualmente existe, tendo sido terminado em 1870.
Descrição

Capela de grandes dimensões, sob um estilo neoclássico, apresenta uma planta longitudinal formada por nave e capela-mor retangulares com a sacristia como anexo a esta e a torre sineira num plano mais recuado que a fachada, à sua esquerda.
A fachada triangular em contracurva está delimitada por pilastras e finalizada com pináculos. É rasgada pelo portal em arco abatido, sobrepujada por um frontão também contracurvo e encimada por uma janela que ilumina o coro. O portal está ladeada por dois painéis de azulejos.
A torre, de planta quadrada, apresenta quatro sineiras em arco de volta perfeita e está rodeada por um pequeno vão de guarda em ferro.


O interior apresenta a nave com o teto pintado em tipo de caixotões, um coro-alto, um púlpito dourado e dois retábulos colaterais também dourados, com a passagem para a capela-mor por um arco de volta perfeita. Esta, tal como a nave, possui um teto pintado, à semelhança de caixotões, e um retábulo-mor também todo ele dourado.
nesta localidade Seixas
ou neste concelho Caminha
Outras localidades deste concelho Caminha