Igreja Paroquial de Moledo
Referências históricas, possivelmente com base nas Inquirições Paroquiais, e tal como tantos outros templos da zona, situam-na no ano de 1258, em que a Paróquia se integrava na Diocese de Tui. Aí se manteve até ao século XV.
Temas / Tags
 

História

Igreja Matriz de Moledo
Entrada
Igreja Matriz de Moledo
Fachada principal
Igreja Matriz de Moledo
Fachada sul
Igreja Matriz de Moledo
Fachada norte

Reza a história nos documentos mais antigos da localidade que a origem da Igreja Paroquial se situa no século XV. No entanto, as referências históricas, possivelmente com base nas Inquirições Paroquiais, e tal como tantos outros templos da zona, situam-na no ano de 1258, em que a Paróquia se integrava na Diocese de Tui (Espanha). Aí se manteve até ao século XV.

Na primeira metade do século XVI foi transferida para a Diocese de Braga, sendo finalmente em 1977 transferida para a Diocese de Viana do Castelo.

Descrição

Desenvolvida num plano longitudinal, com a fachada principal orientada para poente, tem uma planta retangular formada por dois corpos de nave e capela-mor.

A fachada, que se delimita por pilastras nos cunhais, remata-se por empena triangular com pináculos de bolbo. A abertura do portal é em moldura reta, contornado por uma cimalha e encimada por pináculos, com o centro formado por aletas e por uma janela lobulada.

À esquerda desta e num plano mais recuado, a torre sineira quadrada só com dois sinos. No mesmo lado o anexo da sacristia comunica-se com a capela-mor.

Interior

Igreja Matriz de Moledo
Altares, direita
Igreja Matriz de Moledo
Nave e capela-mor
Igreja Matriz de Moledo
Nave e entrada
Igreja Matriz de Moledo
Altares, esquerda

O interior com o seu ar bem iluminado da luz solar, faz destacar o estilo neoclássico dos dois altares de cada lado, com a Nossa Senhora de Fátima e o Santo António à direita e os da esquerda com o Sagrado Coração de Maria e de Jesus.

Deste lado esquerdo resta um altar, o das Almas ao centro, que se afigura em estilo renascentista, sob a representação da Santíssima Trindade.

Igreja Matriz de Moledo
Capela-mor

A capela-mor, à semelhança da nave, também é privilegiada com o estilo neoclássico, sendo que no século XVIII sofreu sucessivas obras de restauração.

A ladear o altar encontram-se dois santos, também eles do século XVIII, representando S. Paio, o Padroeiro e S. Sebastião.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Caminha

Localização

Coordenadas GPS: N 41 50.806' W 008 51.204'  (41.84677, -8.85340)
Moledo, publicado em por