Pelourinho de Soajo
Este pelourinho é um tanto quanto curioso, difícil de caracterizar em termos cronológicos. Várias explicações têm surgido para a representação do topo de fuste, mas nenhuma é consistente.
Temas / Tags
Pelourinho

Pensa-se que é um pelourinho tardio, que alguns autores têm considerado do século XVII. A cara redonda poderá ter um simbolismo solar ou lunar.

O antigo couto de Eiró esteve anexado ao Mosteiro de Ermelo, que recebeu muitos privilégios ao longo dos séculos e teve o foral dado por D. Manuel em 1514. O concelho foi extinto e integrado no de Arcos de Valdevez. Conserva o pelourinho, levantado diante do antigo edifício dos Paços do Concelho.

Descrição

O pelourinho assenta diretamente numa plataforma de três degraus quadrangulares de aresta muito tosca e bastantes desgastados.

A coluna é cilíndrica, mas igualmente muito tosca, tendo secção ligeiramente menor na base. Não existe capitel, o topo da coluna, de talhe arredondado, é simplesmente ornado com uma carranca esquemática aparentemente representando um rosto sorridente.

O remate é constituído por uma laje triangular ao modo de ábaco ou tabuleiro bastante saliente.

Classificação

Este pelourinho está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 52.430' W 008 15.860'  (41.87383, -8.26433)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Espigueiros (Soajo, Arcos de Valdevez)

(Distância: 244 m SE)
Esta é uma das maiores concentrações de espigueiros em Portugal, com construções todas em pedra, perfazendo 24 espigueiros, sendo o mais antigo de 1782.

Mosteiro de Ermelo (Ermelo, Arcos de Valdevez)

(Distância: 3 km SW)
Atualmente o que resta do Mosteiro medieval de Ermelo é a igreja e as ruínas dos claustros e constitui um dos mais emblemáticos casos da nossa arte românica.

Espigueiros de Lindoso (Lindoso, Ponte da Barca)

(Distância: 5 km E)
Este conjunto é composto por cinquenta espigueiros do séculos XVII e XVIII, todos em pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos assentes na rocha e encimados por mós ou mesas.

Castelo de Lindoso (Lindoso, Ponte da Barca)

(Distância: 5 km E)
Uma obra do início do século XIII, foi restaurado e ampliado por D. Dinis, a quem atribuem a torre de menagem, que nele residia aquando das caçadas que faziam no Gerês.

Torre de Grade (Grade, Arcos de Valdevez)

(Distância: 9 km W)
Seguindo a linha do Paço de Giela, esta também se adequa à habitação nobre rural como casa-torre, uma vez que é conhecida como Torre de Grade ou Torre de Faro, pertencentes à Idade Média.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda (Gavieira, Arcos de Valdevez)

(Distância: 12 km N)
Datado do século XVIII, crê-se que no lugar do santuário existia uma pequena ermida, pela aparição da Senhora da Peneda, e com o decorrer dos tempos foi crescendo o culto que originou este magnífico templo.

Igreja Matriz de Ázere (Ázere, Arcos de Valdevez)

(Distância: 12 km W)
Esta Igreja Matriz é o que resta de um Mosteiro Beneditino que aqui existiu. Sem qualquer história cronológica ou datada, foi pertencente à Ordem Beneditina.

Parque de Lazer (Brufe, Terras de Bouro)

(Distância: 12 km S)
Parque com espaço para jogos, parque de merendas, um ribeiro e muito espaço em plena natureza para passar uma boa parte do dia.

Paço de Giela (Giela, Arcos de Valdevez)

(Distância: 12 km W)
Situado no lugar do Paço, este é um verdadeiro exemplar de uma habitação nobre rural de âmbito amuralhado de defesa com a torre, da época da Idade Média.

gif