Igreja Matriz de Sistelo
A Igreja Matriz é o ponto final onde a rua principal nos leva. Um templo que se perde no tempo sem uma história ou uma data.
Temas / Tags
Igreja Matriz
Igreja Matriz

Apresenta-se num terreno murado, em que este pequeno templo se situa, enquadrando-se com o número populacional.

A única referência a esta igreja de que há conhecimento remonta ao tempo em que foi feita a avaliação dos rendimentos em que na altura pertencia à comarca de Valença, passando a incorporar-se na diocese de Braga. Esta passagem deu-se entre os anos 1514 e 1532, podendo corresponder por isso a uma edificação dos finais do século XV.

Descrição

Com uma planta longitudinal, composta de uma nave, está adossada a esta, no lado direito, a torre sineira.

Na fachada, de frontão triangular, o acesso ao interior é feito por um portal em arco de volta perfeita encimado por uma janela. A torre sineira quadrangular apresenta nas suas quatro faces as sineiras, também em arco de volta perfeita, e é rematada por uma cobertura piramidal, com quatro pináculos nas respetivas pontas.

Jazigo do primeiro Visconde de Sistelo

De referir que, nas traseiras da igreja, ao lado do cemitério mas fora dele, apresenta-se um jazigo todo em pedra, sob o estilo neoclássico, pertencente ao primeiro Visconde de Sistelo.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 58.481' W 008 22.418'  (41.97468, -8.37363)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Sistelo (Sistelo, Arcos de Valdevez)

(Distância: 57 m SW)
Junta de Freguesia de Sistelo que se situa na rua Visconde de Sistelo, entalada entre os espigueiros e o Palácio/Castelo do Visconde de Sisitelo.

Castelo de Sistelo (Sistelo, Arcos de Valdevez)

(Distância: 65 m SW)
Uma interessante denominação para explicar um pequeno palácio em que um dos lados tem duas torres, simbolizando um castelo, edificado no séc. XIX.

Espigueiros (Sistelo, Arcos de Valdevez)

(Distância: 73 m S)
Espigueiros mais pequenos do que o habitual, mas representativos do que se vê por muitos locais nesta zona do país.

Centro de Sistelo (Sistelo, Arcos de Valdevez)

(Distância: 125 m SW)
Largo central, à entrada da aldeia, com um cruzeiro, Junta de Freguesia, Igreja Matriz e um café.

Capela de Nossa Senhora dos Aflitos (Sistelo, Arcos de Valdevez)

(Distância: 703 m SW)
Como tantas outras capelas da região, a Capela ou Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos ergue-se num importante trajeto do Vale do Vez.

Capela do Senhor dos Passos (Real, Monção)

(Distância: 4 km N)
Um templo religioso situado à face da estrada, à saída de Merufe a caminho de Tangil, a Capela do Senhor dos Passos na sua simplicidade, num espaço simpático, amplo e arborizado, com uma cobertura de duas águas e uma cruz no vértice da empena.

Igreja Paroquial de Merufe (Mosteiro, Merufe, Monção)

(Distância: 5 km N)
A Igreja Paroquial de Merufe, dedicada a São Pedro, tem a sua origem no Convento de Freiras Beneditinas. A igreja surge nas Inquirições Paroquiais ao indicarem que, em 1258, a igreja constava nas listas destes templos, como pertencentes ao Bispado de Tui.

Junta de Freguesia de Merufe (Mosteiro, Merufe, Monção)

(Distância: 5 km N)
A sede da Junta de Freguesia é o ex-libris da localidade, dada a sua monumentalidade, sobrepondo-se à história desta e até mesmo à Igreja Paroquial. Resulta de um velho casarão que serviu nos últimos anos de escola primária e de residência dos seus professores.

Igreja Paroquial de Tangil (Igreja, Tangil, Monção)

(Distância: 5 km N)
A Igreja Paroquial de Tangil, dedicada ao Divino Salvador, é confirmada como já instituída no final do século XII e princípios do século XIII. Em 1320, no catálogo das igrejas situadas Entre o Lima e o Minho, já constava como Igreja de Taagilde.

gif