Capela de Nossa Senhora dos Aflitos
Como tantas outras capelas da região, a Capela ou Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos ergue-se num importante trajeto do Vale do Vez.
Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos
Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos

Esta como tantas outras capelas da região e principalmente pertencente à Serra do Soajo e Laboreiro, a Capela ou Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos ergue-se num importante trajeto do Vale do Vez.

Este ligava o caminho do Vale do Minho português e galego às pastagens de inverno no litoral minhoto, originando por isso uma rede de capelas e ermidas de caminho.

Descrição

Capela neoclássica, possivelmente dos finais do século XIX, de planta longitudinal, é formada por nave retangular e capela-mor quadrada.

Apresenta a sua fachada de frontão triangular, ladeada por um pináculo no lado direito e uma sineira no lado esquerdo. Com três rasgos, tem no maior o portal central em arco abatido, com duas janelas retangulares, a encimada mais estreita que a ladeada, ambas de moldura reta.

Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos

De referir, à semelhança da porta da Igreja de Ázere, os maravilhosos e únicos trabalhados, possivelmente desta região, e que neste caso são mais completos que Ázere.

Com certeza que não é por acaso que tais desenhos existem, talvez simbolizando uma época, região ou até mesmo queiram transmitir algo para as gentes locais.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Sistelo
ou neste concelho Arcos de Valdevez
Outras localidades deste concelho Arcos de Valdevez

Localização

Coordenadas GPS: N 41 58.285' W 008 22.855'  (41.97142, -8.38092)

Temas / Tags

Sistelo, publicado em por