Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos
Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos

Esta como tantas outras capelas da região e principalmente pertencente à Serra do Soajo e Laboreiro, a Capela ou Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos ergue-se num importante trajeto do Vale do Vez. Este ligava o caminho do Vale do Minho português e galego às pastagens de inverno no litoral minhoto, originando por isso uma rede de capelas e ermidas de caminho.

Capela neoclássica, possivelmente dos finais do século XIX, de planta longitudinal, é formada por nave retangular e capela-mor quadrada. Apresenta a sua fachada de frontão triangular, ladeada por um pináculo no lado direito e uma sineira no lado esquerdo. Com três rasgos, tem no maior o portal central em arco abatido, com duas janelas retangulares, a encimada mais estreita que a ladeada, ambas de moldura reta.

Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos

De referir, à semelhança da porta da Igreja de Ázere, os maravilhosos e únicos trabalhados, possivelmente desta região, e que neste caso são mais completos que Ázere. Concerteza que não é por acaso que tais desenhos existem, talvez simbolizando uma época, região ou até mesmo queiram transmitir algo para as gentes locais.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 58.285' W 008 22.855'  (41.97142, -8.38092)

Temas / Tags

Sistelo, publicado em por