Paço de Giela
Paço de Giela
Paço de Giela
Paço de Giela
Paço de Giela

Situado no lugar do Paço, este é um verdadeiro exemplar de uma habitação nobre rural de âmbito amuralhado de defesa com a torre, da época da Idade Média. Pertencendo o atual aspeto a duas fases construtivas, uma é do baixo-medieval e a outra dos inícios do século XVI.

Paço de Giela
Paço de Giela

Sem uma consenso quanto à sua edificação, tudo indica que, e de acordo com alguns autores, a sua origem pode pertencer ao abade de Sabadim, D. João Domingues, que terá contribuído para a primeira construção. Contudo, a torre data já do século XV, quando a propriedade transitou para a posse de Fernão Anes de Lima. Apresenta uma planta quadrangular regular com acesso pelo lado nascente, sem qualquer abertura exceto uma janela que encima o portão do lado norte, tornando-se por isso numa particular circunstância de solidez militar.

Paço de Giela
Paço de Giela
Paço de Giela

A restante edificação ou seja, o verdadeiro paço, apresenta-se numa planta retangular em que a fachada principal está orientada para poente com o portal em arco quebrado encimado pelo brasão dos Lima e este está resguardado por um corpo saliente em arco de volta perfeita, integrando um balcão no piso superior. Na fachada sul vê-se um dos pontos de mais relevo, a abertura de uma decorada janela de quádruplo arco quebrado encimada pelo brasão dos Lima, estes emoldurados por uma solução retangular torsa.

Está classificado como Monumento Nacional desde 1910

Coordenadas GPS: N 41 50.972' W 008 24.479'  (41.84953, -8.40798)

Temas / Tags

Giela, publicado em por