


Foi fundada em 1595, ano da fundação da Irmandade da Misericórdia de Arcos de Valdevez. Foi essencialmente no século XVIII que este templo teve a maior remodelação, com a ruína da sacristia que foi o motivo suficiente para uma também nova fachada.
Pensado, desenhado em 1710 e só concretizado em 1733, o frontispício da igreja teve a sua nova imagem absorvendo a linguagem barroca da altura, não sofrendo assim qualquer modificação até agora, acontecendo o mesmo com o anexo da Casa do Consistório, no mesmo alinhamento mas ligeiramente mais recuado.
Esta intervenção possibilitou a abertura do nicho amplo sobre o portal central, da Nossa Senhora da Porta.


Descrição
Templo de planta longitudinal, é formado por uma nave e capela-mor retangular.
A fachada delimitada por duplas pilastras é coroada por pináculos nos cunhais e, ao centro desta, dois rasgos idênticos e sobrepostos correspondente ao portal e ao nicho da Nossa Senhora da Porta, ambas ladeadas por pilastras a que se sobrepõe o entablamento.
Diferem no vão, em que o portal é em verga reta e a do nicho corresponde a um arco de volta perfeita.
A finalizar, é sobreposto por um par de volutas a enquadrar as armas reais. Dois óculos quadrilobados e duas janelas em verga reta com frontões curvos ladeiam respetivamente o portal e o nicho.
Interior




O interior de nave única tem teto pintado com as representações, ao centro, da Visitação e da Assunção da Virgem, um coro-alto que no seu interior incluí o órgão, púlpitos e retábulos onde impera a depuração e a decoração, sendo dois laterais e dois colaterais em ângulo.
O arco triunfal, com pinturas, faz a separação da nave com a capela-mor, com o teto pintado em estuque, e é iluminado com quatro janelas laterais em moldura de verga reta, em que as sanefas são em talha dourada, e silhar de azulejos polícromos de padrão.
Classificação
O conjunto, igreja, Casa do Consistório e o cruzeiro, são as três peças que estão classificadas como Imóvel de Interesse Público.
nesta localidade Arcos de Valdevez
ou neste concelho Arcos de Valdevez
Outras localidades deste concelho Arcos de Valdevez