Igreja Matriz
Igreja Matriz

A Igreja leva o nome da freguesia, tendo como seu orago São Salvador.

Teve o início da sua edificação na última década do século XVII, terminando dez anos depois. Contudo a igreja que chegou até agora é testemunha das diferentes campanhas de obras durante os anos setenta do século XVIII, conferindo-lhe assim muitos aspetos do barroco austero. Está espelhado na própria arquitetura, nas talhas douradas no interior e num sentido de utilização do rococó visível na capela do Calvário.

Igreja Matriz - interior - altar-mor
Igreja Matriz - interior - coro

Apresenta uma planta de cruz latina, de uma só nave e três capelas, duas laterais e a capela-mor retangular. A torre sineira está adossada a esta, um pouco mais recuada à fachada principal. Nesta rasga-se ao centro o portal em verga reta sobrepujada de um entablamento que faz ligação com o janelão de moldura reta, finalizado por um frontão curvilíneo, sobrepondo-se uma cruz e ladeado por pináculos.

No interior, a nave é coberta por abobada de berço pintado, que poderá incidir nos antigos caixotões. Com um coro-alto com órgão, também lhe assiste dois púlpitos e dois altares de forma a cortar os ângulos da nave, ligando-se à talha dourada que reveste o arco triunfal. Arco de volta perfeita, que permite a passagem para a capela-mor, e igualmente são de arcos perfeitos as que se abrem para as capelas laterais.

Igreja Matriz - altar-mor
Igreja Matriz - capela
Igreja Matriz - capela
Igreja Matriz - batistério

As capelas cobertas por abóbadas de caixotões de talha dourada, como os retábulos igualmente como a restante talha, incidem no denominado estilo nacional. A capela-mor com o retábulo da mesma época, está igualmente coberta por abóbadas de caixotões e parte da parede inferior é coberta por um silhar de azulejos setecentista.

Este imóvel está classificado como de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 50.815' W 008 25.095'  (41.84692, -8.41825)

Temas / Tags

Arcos de Valdevez, publicado em por