Estilos Artísticos

Um Estilo é um conceito artístico que indica um grupo de caraterísticas arquitetónicas, literárias, musicais, de pintura ou escultura. Ao longo da história foram criados e utilizados diversos estilos correspondentes a movimentos, que se espalharam pelos monumentos e outras obras. Esses estilos podem definir ou mostrar a que época ou região pertence determinada obra ou mesmo definir o grupo de artistas ou um artista.

Estilo Artístico BarrocoO Estilo Barroco mostra dinamismo, contraste, exuberância e realismo, a vida espiritual e ao mesmo tempo a materialidade.
Estilo Artístico GóticoO Estilo Gótico mostra as catedrais a crescer em altura com mais leveza no interior, a pintura a óleo e o vitral.
Estilo Artístico ManeiristaO Maneirismo valoriza a originalidade e as interpretações individuais no artificialismo e dinamismo.
Estilo Artístico ManuelinoO Manuelino mostra a exuberância em formas naturalistas, fantásticas, da alquimia ou da tradição.
Estilo Artístico RenascentistaO Renascentismo ou Renascimento mostra a redescoberta e revalorização da antiguidade clássica.
Estilo Artístico RomânicoO Românico mostra igrejas maiores com a consequente adaptação arquitetónica.
Rota do RomânicoRota do Românico, um percurso junto dos vales dos rios Sousa, Tâmega e Douro que mostra exemplares românicos.
Estilo Artístico RomânticoO Romântico surgiu no final do séc. XVIII. Centra-se no indivíduo e retrata o drama humano, o trágico.