O Pelourinho de Setúbal, datado do século XVIII, é formado por coluna de mármore com capitel coríntio sobre um pedestal quadrado com inscrições nos quatro lados.
O Pelourinho de Setúbal é formado por coluna de mármore com capitel coríntio sobre um pedestal quadrado com inscrições nos quatro lados. Numa das faces indica que foi mudado da Praça da Ribeira para o local atual em 1774.
É datado do reinado de D. Maria I, do século XVIII.
Classificação
Está classificado como monumento nacional desde 1910.
(Distância: 74 m NW) Uma fonte situada no largo com o mesmo nome, tem atualmente apenas um papel histórico e decorativo mas foi muito útil enquanto não havia água nas casas dos setubalenses.
(Distância: 89 m W) O largo conhecido como Fonte Nova, de nome oficial Praça Machado dos Santos, é um largo típico como ponto de encontro da população de Setúbal.
(Distância: 108 m NW) Palacete da Família Feu Guião ou Palácio do Adeantado é um palacete do século XVIII construído numa arquitetura simples, atualmente num estado completamente degradado.
(Distância: 148 m E) O Chafariz do Sapal está localizado na Praça Teófilo Braga. A sua construção foi iniciada no final do século XVII (1697), conforme a inscrição no chafariz.
(Distância: 222 m N) A construção desta igreja iniciou no século XVII (1620) para cumprimento do voto a Nossa Senhora da Saúde pela cura da peste que assolou a região, em 1598.
(Distância: 239 m SW) Uma construção do século XIV, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciada torna-se matriz da freguesia da Anunciada quando esta foi criada, em 1553.
(Distância: 288 m E) A casa conhecida como Casa das Quatro Cabeças, situada na esquina da Rua Fran Paxeco n.º 44 com a Travessa do Carmo n.º 29, mostra quatro cabeças esculpidas.
(Distância: 358 m NE) Um Memorial erigido na Praça Almirante Reis e no extremo leste da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, inaugurado em 22 de novembro de 1931.