Esta Igreja, situada dentro do Castelo de Sesimbra, é uma construção de 1165. Tendo danos consideráveis ao longo dos tempos, foi construída a igreja atual no início do século XVIII.
Pela construção de uma nova igreja na povoação em 1955 esta igreja deixa de ser utilizada, degradando-se a partir daí. Foi restaurada entre 1965 e 2001, quando abriu de novo ao público.
A Igreja de Santa Maria do Castelo, ou de Nossa Senhora do Castelo ou ainda de Nossa Senhora da Consolação do Castelo, é uma igreja de uma só nave com o altar-mor em talha dourada.
A capela-mor é ladeada por dois altares e as paredes da igreja são integralmente cobertas de azulejos do século XVIII.
Destaca-se no teto uma tela do século XVII que representa a Coroação da Virgem.
Este ponto está situado na localidade Sesimbra, na freguesia Sesimbra (Castelo).
(Distância: 113 m SW)
Este castelo, do século IX e ampliado nos séculos seguintes, apresenta uma planta irregular adaptada às carateristicas do terreno.
(Distância: 884 m SE)
A Igreja Matriz da paróquia de Santiago de Sesimbra é uma construção do século XVI, na transição entre os estilos manuelino e renascentista.
(Distância: 957 m S)
Praia do Ouro, na parte ocidental em relação ao forte e à vila, e Praia da Califórnia, na parte oriental, uma praia excelente e muito concorrida.
(Distância: 977 m SE)
A Casa do Bispo, situada na Rua Antero de Quental nº 15, no centro histórico de Sesimbra, foi edificada no século XVI tendo pertencido ao Bispo de Fez, D. Belchior Beliago.
(Distância: 984 m SE)
Uma capela edificada no século XV em conjunto com um hospital, funcionou como sede da Confraria do Espírito Santo dos Mareantes de Sesimbra.
(Distância: 994 m SE)
Uma capela cuja construção foi iniciada no século XVI mas com modificações e melhoramentos ao longo dos séculos quase até à atualidade. Nota-se uma mistura de estilos, manuelino, maneirista, barroco, joanino e revivalista.