Em 1857 iniciou uma epidemia de febre amarela que chegou até Sesimbra. Foi necessário procurar um local onde sepultar os muitos corpos dos mortos pela doença, suficientemente afastado da população.
A Câmara Municipal mandou colocar ali uma cruz de madeira para marcar o local escolhido, a elevação do terreno onde antes existiu um fortim que pertencia ao sistema defensivo da baía de Sesimbra. O local foi então denominado de Monte Calvário.
Em 1941 a cruz de madeira foi substituída por uma cruz de pedra. Na base estão duas datas, 1857 como data do acontecimento e 1941 como data da cruz. Esta cruz foi vandalizada e destruída, sendo substituída por outra em 1981. Erradamente, a data inscrita foi 1949 em vez de 1941.
Este ponto está situado na localidade Sesimbra, na freguesia Sesimbra (Santiago).
(Distância: 95 m NW)
A fonte que se encontra neste largo desde 1945 estava anteriormente adossada ao edifício da Câmara Municipal.
(Distância: 267 m W)
O Pelourinho de Sesimbra foi construído no século XVI. Sendo destruído no início do século XX foi construída uma réplica do original no mesmo local.
(Distância: 281 m W)
Câmara Municipal de Sesimbra - Rua da República 3, 2970-712 Sesimbra
(Distância: 385 m W)
O Forte ou Fortaleza de Santiago está situado na praia de Sesimbra, tendo sido edificado no reinado de D. João IV, no século XVII.
(Distância: 388 m W)
Uma capela cuja construção foi iniciada no século XVI mas com modificações e melhoramentos ao longo dos séculos quase até à atualidade. Nota-se uma mistura de estilos, manuelino, maneirista, barroco, joanino e revivalista.
(Distância: 401 m W)
O Museu Marítimo de Sesimbra é um espaço dedicado ao mar e à pesca, mostrando a história da pesca e da vida no mar.
(Distância: 407 m W)
Este largo foi denominado antigamente de Campo da Misericórdia, dada a sua localização a sul e junto daquela instituição.