Locais a Visitar no Concelho do Montijo

Igreja de São Jorge (Sarilhos Grandes)

A Igreja de São Jorge, uma construção do século XV, teve diversas remodelações nos tempos posteriores, as quais fizeram com que pouco restasse do templo original. O atual é uma reconstrução do século XVIII.

Igreja de São José (Montijo)

Igreja situada no centro da cidade, destaca-se a sineira situada sobre a parte posterior da nave da igreja e o painel do Santo no tímpano sobre a fachada principal.

Igreja do Bairro de São Gabriel (Canha)

Situada junto da Estrada Nacional 10, a aldeia, construída em 1951, está abandonada desde 1974, embora as construções continuem em bom estado.

Igreja Matriz do Montijo (Montijo)

Dedicada ao Espírito Santo, a Igreja Matriz do Montijo foi construída no século XV, vindo substituir a anterior Matriz dedicada a São Sebastião, dada esta ser pequena para as necessidades.

Jardim na Avenida D. Afonso Henriques (Montijo)

Um grande espaço ajardinado, relvado e com muitas árvores e sombras, conta ainda um coreto e um campo de jogos.

Junta de Freguesia de Alto Estanqueiro-Jardia (Alto Estanqueiro-Jardia)

A anterior freguesia de Alto Estanqueiro-Jardia foi junta, pela reforma administrativa de 2013, com a freguesia de Atalaia, formando assim a União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

Junta de Freguesia de Montijo e Afonsoeiro (Montijo)

A Junta de Freguesia de Montijo e Afonsoeiro, resultante da união dessas antigas freguesias, está situada no mesmo espaço da Ermida de Santo António, na Quinta do Pátio de Água, conjunto que tem agora a classificação de IIP.

Junta de Freguesia de Santo Isidro de Pegões (Santo Isidro de Pegões)

Delegação da J. F. Pegões, representante da União das Freguesias de Pegões que se criou em 2013 por união das anteriores.

Santuário de Nossa Senhora da Atalaia (Atalaia)

A aparição da Virgem sobre uma aroeira e junto da fonte deu origem a uma lenda que levou ao culto à Nossa Senhora da Atalaia. Foi construída uma primeira capela com a imagem da Nossa Senhora sobre o altar.