Trata-se de um conjunto de três moinhos de vento situados na praia de Alburrica, no extremo oeste da cidade do Barreiro.
Foram recentemente adquiridos pela Câmara Municipal do Barreiro, em conjunto com o Moinho de Maré Pequeno situado no Largo do Moinho Pequeno, Rua Miguel Pais.
A finalidade foi a de preservar a memoria destas construções e da sua história e importância para a região e em especial para o Barreiro.
O Moinho de Maré Pequeno e os Moinhos de Vento de Alburrica estão em vias de classificação como Conjunto de Interesse Municipal.
Este ponto está situado na localidade Barreiro, na freguesia Barreiro e Lavradio.
As coordenadas abaixo correspondem aos moínhos de vento de Alburrica. O Moínho de Maré Pequeno situa-se a 500 metros a norte deste local, no Largo do Moinho Pequeno, Rua Miguel Pais, nas coordenadas N 38º 39.601' W 009º 04.983'.
(Distância: 543 m NE)
(Distância: 718 m N)
Esta igreja foi construída no local onde existiu uma pequena ermida dos séculos XV ou XVI dedicada a S. Roque, na qual existia uma imagem da Senhora do Rosário.
(Distância: 907 m NE)
Câmara Municipal do Barreiro - Rua Miguel Bombarda, 2830-355 Barreiro
(Distância: 1 km NE)
A Igreja da Misericórdia do Barreiro foi fundada em 1569 pela Irmandade de Misericórdia.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km NE)
Esta igreja tem origem no século XV, pela ordem de Santiago, sendo igreja paroquial desde 1487 e matriz, pela criação do concelho por D. Manuel I, em 1521.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
Inaugurado em 1 de novembro de 2003, este auditório permite sessões de cinema, de teatro, musicais e de dança, bem como congressos e ainda exposições.