Igreja ou Ermida de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, ou Capela do Pragal, situa-se no alto do Pragal, no cimo da escarpa em frente da auto-estrada de acesso à ponte.

A Igreja

Ermida do Pragal
Igreja de
Nossa Senhora

Igreja ou Ermida de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, ou Capela do Pragal, são os nomes por que é conhecida esta ermida. Situa-se no alto do Pragal, no cimo da escarpa em frente da auto-estrada de acesso à ponte.

Dali se obtém uma bela vista sobre o rio e a cidade de Lisboa e sobre toda a região em redor.

Construção e Destruição

Uma construção provavelmente da segunda metade do século XVIII, foi incendiada e destruída no início do século XX, depois da implantação da República.

Perdeu os azulejos originais bem como a talha dourada da capela-mor. Há no entanto fotografias que mostram um magnífico altar tendo ao centro a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens com o Menino, ladeada pelas imagens de Santo António e de São Sebastião.

A imagem da Senhora foi a única que sobreviveu à destruição, apesar de degradada. Completamente em ruínas, a igreja foi habitada por algumas famílias durante muitos anos.

Reconstrução

A igreja foi reconstruída em 1957 pelo padre José do Carmo Vicente e depois pelo padre Camilo Neves Martins e restaurada a imagem da Senhora. Sendo criada a paróquia em 21 de novembro de 1976, ficou esta igreja como sede.

A nova igreja foi inaugurada em 16 de outubro de 2006.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 40.484' W 009 10.377'  (38.67473, -9.17295)

Temas / Tags

Pragal, publicado em por