Parque do Rio Nabão
Parque do Rio Nabão
O rio Nabão atravessa a cidade de Tomar proporcionando uma excelente zona arborizada com locais para passeio e descanso e excelentes paisagens.
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão
Parque
Rio Nabão
Parque
Rio Nabão
Parque
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão
Rio Nabão

No tempo romano este rio tinha a denominação de Nabanus, sendo também conhecido como Tomar ou Thomar, daí derivando o nome da cidade.

Do nome do rio Nabão deriva também a designação dada aos habitantes de Tomar, os Nabantinos.

O rio nasce nos chamados "Olhos d'Água", no concelho de Ansião, percorrendo uma extensão de pouco mais de 60 km. Sendo um afluente do Rio Zêzere, vai terminar neste a poucos quilómetros a norte de Constância, sendo nesta localidade que o Rio Zêzere se junto com o Rio Tejo.

Localização

Este ponto está situado na localidade Tomar, na freguesia Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais.

O parque na margem esquerda tem as Coordenadas GPS: N 39 36.409' W 008 24.715'

No meio do rio há um pequeno mouchão com a entrada nas Coordenadas GPS: N 39 36.313' W 008 24.789'  (39.60522, -8.41315)

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Roda Hidráulica do Mouchão

Roda Hidráulica do Mouchão - Visitar Portugal

(Distância: 17 m NW)
Uma grande roda de madeira, um dos ex-libris de Tomar, situa-se no parque do Mouchão junto do rio Nabão. Representa as antigas rodas utilizadas para rega, recolhendo água do rio por meio dos alcatruzes, nesta representação com capacidade de 5 litros.

Museu Municipal - Núcleo de Arte Contemporânea

Museu Municipal - Núcleo de Arte Contemporânea - Visitar Portugal

(Distância: 67 m SW)
Um museu da arte contemporânea criado em 2004 a partir da coleção pessoal do historiador José Augusto França. Mostra pinturas, esculturas, desenhos e fotografias do século XX, desde 1932.

Estátuas de Fernando Lopes Graça e Fernando Araújo Ferreira

Estátuas de Fernando Lopes Graça e Fernando Araújo Ferreira - Visitar Portugal

(Distância: 97 m E)
As estátuas de Fernando Lopes Graça, músico, e Fernando Araújo Ferreira, escritor e jornalista, amigos e naturais de Tomar, estão aqui representados sentados num banco junto do rio Nabão.

Casa Vieira Guimarães

Casa Vieira Guimarães - Visitar Portugal

(Distância: 124 m SE)
Uma construção de 1922, mas com influências revivalistas do período manuelino na decoração e nas janelas amaineladas, foi a residência do historiador Vieira Guimarães.

Casa Manuel Guimarães

Casa Manuel Guimarães - Visitar Portugal

(Distância: 178 m SW)
Casa do século XVI em que se destaca a janela de ângulo, com colunelo a sustentar a cornija. Foi biblioteca municipal entre 1969 e 1997, e é atualmente uma galeria de exposições.

Casa Memória Lopes-Graça

Casa Memória Lopes-Graça - Visitar Portugal

(Distância: 185 m S)
Inaugurada em 2008 no local onde o compositor Fernando Lopes Graça nasceu em 17 de dezembro de 1906, é um centro de documentação e artístico sobre a sua vida e obra.

Pelourinho de Tomar

Pelourinho de Tomar - Visitar Portugal

(Distância: 198 m NW)
O Pelourinho de Tomar localiza-se no Largo do Pelourinho, conhecido por Várzea Pequena. Embora mantendo o nome de pelourinho, é uma coluna decorada terminada numa esfera armilar e assente sobre quatro degraus quadrados.

Palácio de Alvim

Palácio de Alvim - Visitar Portugal

(Distância: 212 m W)
Edifício do século XVI, em estilo renascentista e barroco, em que se destaca o torreão limitado por pilastras nos cunhais com capitéis jónicos. O edifício está abandonado e em estado de degradação, sendo estudada a sua utilização para residência de estudantes.

Central Elétrica de Tomar - Núcleo Museológico

Central Elétrica de Tomar - Núcleo Museológico - Visitar Portugal

(Distância: 213 m SE)
Esta central é um museu que mostra um importante conjunto de equipamentos das formas de produção de energia elétrica, hidráulica, a vapor e diesel. Forneceu energia elétrica a Tomar desde 1902 até 1950, ano em que a cidade passa a ser fornecida pela central da barragem de Castelo de Bode.

Ponte de Dom Manuel I ou Ponte Velha

Ponte de Dom Manuel I ou Ponte Velha - Visitar Portugal

(Distância: 215 m E)
A ponte terá sido alterada nos séculos XV e XVI, e em 1710 o rei D. João V mandou construir guardas na ponte, além de outras modificações mais recentes. Pode ter sido construída aproveitando uma obra anterior romana.

gif