Igreja e Convento de Santa Iria
Começando por ser uma casa de recolhimento, em 1526 uma das filhas da fundadora pediu para seguir a observância de Santa Clara.
Igreja e Convento de Santa Iria
Igreja e Convento
Igreja e Convento de Santa Iria
Igreja
Igreja e Convento de Santa Iria
Rio Nabão

Situado no centro histórico de Tomar, junto ao Rio Nabão, o Convento e Igreja de Santa Iria começou por ser uma casa de recolhimento quando, em 1467, a viúva D. Mécia Queiroz mandou construir uma casa e a respetiva capela onde se recolheu com as suas filhas. Em 1526 uma das filhas da fundadora pediu para ser regido pela observância de Santa Clara.

Igreja e Convento de Santa Iria
Porta principal
Igreja e Convento de Santa Iria
Janela

Dez anos mais tarde, sob a régia e expensas de Pedro Moniz da Silva, a casa de recolhimento veio a ser reconstruída e ampliada para uma magnífica obra renascentista influenciada pelo modelo da chamada escola da Renascença Coimbrã.

Descrição

O templo religioso, de planta retangular, é formado por nave e capela-mor, sacristia e capelas adossadas, disposta longitudinalmente. É rasgada pelo portal em arco de volta perfeita, decorado com relevos de motivos de grotesco e medalhões no extradorso e ladeada por uma janela de moldura semelhante.

O convento foi separado do templo, depois da extinção das Ordens Religiosas, ao ser vendido e passar por diferentes proprietários que utilizaram a estrutura para diversos fins. Atualmente a dependência conventual está a ser objeto de estudo para ser transformada numa pousada histórica.

Classificação

Em 1946 foi classificada como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Tomar
ou neste concelho Tomar
Outras localidades deste concelho Tomar

Localização

Coordenadas GPS: N 39 36.274' W 008 24.630'  (39.60457, -8.41050)

Temas / Tags

Tomar, publicado em por