A Praça da República, na vila de Sardoal, aqui se chega, daqui se deixa a vila, ou até mesmo se parte a pé para uma visita à parte histórica da vila.

A Praça no Centro da Vila

Praça da República
Praça da República

É dotada de vários nomes, nomeadamente Praça de Conselheiro João Franco, Praça do Comércio, Praça Nova, e finalizando como tantas outras em Portugal, Praça da República.

Espaço formado após a expansão da vila para o lado norte, é o mais frequentado pelos locais e visitantes, para além de ser a principal é também a que alberga uma boa parte do património de Sardoal.

Monumentos

A partir do monumento que representava o elemento máximo do poder da localidade, o contornado Pelourinho, temos num dos lados o atual poder máximo, representado pela Junta da Freguesia de Sardoal.

Mesmo a ladear este edifício, a Casa Grande era em tempos remotos o símbolo da posição adquirida pela Família dos Condes de Abrantes e, para finalizar, a fazer fronteira com os Paços do Concelho, a Capela do Espírito Santo.

Finalmente com a República a contribuir para um relacionamento aberto dos locais e visitantes e para a felicidade destes, um local de restauração.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 32.063' W 008 09.669'  (39.53438, -8.16115)
Sardoal, publicado em por