De planta retangular, é formada por três naves de cinco tramos separados por arcos toscanos de volta perfeita com capela-mor e duas capelas colaterais.
A fachada está delimitada por cunhais de pilastras, dividindo em cinco panos com o pano central rematado por pináculos. À esquerda, adossada a esta, está a torre sineira de planta quadrada, com quatro sineiras, à qual está adossado um anexo.
O pano central é rasgado pelo portal em verga reta encimado por um frontão triangular interrompido por um nicho com a imagem de São Nicolau. Este é encimado por um óculo. Este pano é rematado por um frontão contracurvado.
A reconstrução seiscentista originou um pano murário orientado a nordeste, na parte de trás da igreja, onde foi aberto um nicho protegido por uma caixa barroca. Esta abriga o que resta de um cruzeiro manuelino e crê-se que a sua origem possa ser do adro da primitiva igreja.
Ainda na parte de trás da igreja encontra-se adossada a Capela de S. Pedro.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 42 m NE)
Situada na rua principal do centro histórico, Dr. Mendes Pedroso, este templo religioso, anexo à Igreja Paroquial de São Nicolau, foi mandado edificar pelo casal Redondo em 1330.
(Distância: 70 m SE)
Situado no centro histórico da cidade, na rua João Afonso, o Teatro Sá da Bandeira é um edifício do início do século XX, sendo um dos pontos de referência da cultura local.
(Distância: 127 m E)
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.
(Distância: 132 m E)
Situada na rua 1º de Dezembro, o edifício onde está esta janela faz paredes meias com a Igreja da Misericórdia, integrando-se na Instituição da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 206 m N)
No centro histórico, junto do Largo Padre Francisco Nunes da Silva, o Palácio Landal é mais um exemplar da arquitetura palacial urbana, correspondente ao século XVII.
(Distância: 213 m E)
Remontando à Reconquista Cristã, este templo religioso resulta da reedificação de uma antiga mesquita da Medina Islâmica.
(Distância: 237 m SE)
Designada como Santo Estêvão em 1241, viria a estar ligada a uma lenda da qual resulta a outra denominação.
(Distância: 252 m SE)
Situada no centro histórico de Santarém, a poucos metros da Igreja de Santo Estêvão, ergue-se este pequeno templo conhecido como a Ermida do Santíssimo Milagre.
(Distância: 254 m NW)
Na transição entre o Centro Histórico e a parte nova da cidade existe um excelente parque para passeio e descanso, o Jardim da Liberdade, ao longo da Avenida Sá da Bandeira.
(Distância: 258 m NW)
Edificada no séc XVII, a Igreja do Seminário de Santarém, nome pelo qual ainda hoje é conhecida, foi construída sobre o abandonado e ruinoso Paço Real da Alcáçova Nova.