Igreja de S. Nicolau
Fachada frontal
Igreja de S. Nicolau
Frontão
 
Igreja de S. Nicolau
Torre Sineira e anexo
Igreja de S. Nicolau
Nicho São Nicolau

Situada no centro histórico de Santarém, a Igreja de São Nicolau foi reconstruída no século XVII após o templo primitivo ter sido destruído por um incêndio, mantendo-se desde então com o aspeto atual.

De planta retangular, é formada por três naves de cinco tramos separados por arcos toscanos de volta perfeita com capela-mor e duas capelas colaterais. A fachada está delimitada por cunhais de pilastras, dividindo em cinco panos com o pano central rematado por pináculos. À esquerda, adossada a esta, está a torre sineira de planta quadrada,com quatro sineiras à qual está adossado um anexo. O pano central é rasgado pelo portal em verga reta encimado por um frontão triangular interrompido por um nicho com a imagem de São Nicolau. Este é encimado por um óculo. Este pano é rematado por um frontão contracurvado.

Igreja de S. Nicolau
Posterior da Igreja
Igreja de S. Nicolau
Igreja de S. Nicolau
Nicho do Cruzeiro

A reconstrução seiscentista originou um pano murário orientado a nordeste, na parte de trás da igreja, onde foi aberto um nicho protegido por uma caixa barroca. Esta abriga o que resta de um cruzeiro manuelino e crê-se que a sua origem possa ser do adro da primitiva igreja.

Ainda na parte de trás da igreja encontra-se adossada a Capela de S. Pedro.

Coordenadas GPS: N 39 14.089' W 008 41.046'  (39.23482, -8.68410)

Temas / Tags

Santarém, publicado em por