Com diversas designações, como por exemplo Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de Santa Maria da Graça foi considerada como o último grande monumento gótico monacal que Santarém atualmente conserva.

Construção

Igreja de Nossa Senhora da Graça
Fachada frontal
Igreja de Nossa Senhora da Graça
Fachada Norte

A sua construção deveu-se aos Agostinhos de Lisboa que aqui se instalaram desde 1376, conseguindo importantes patrocínios da nobreza escalabitana. Teve por isso o seu início em 1380, finalizando somente na segunda metade do século XV devido a uma série de problemas surgidos durante a edificação.

Descrição

Igreja de Nossa Senhora da Graça - interior
Túmulo de Pedro
Álvares Cabral
Igreja N Sra da Graça - azulejos
Capela Senhor
dos Passos

À semelhança do Convento de São Francisco, este templo tem as linhas concecionais do gótico mendicante, caraterístico dos templos religiosos do baixo-medieval. Mantém-se por isso uma fachada com um portal formado por cinco arquivoltas de arcos quebrados, sobre colunas capitelizadas de motivos vegetalistas, envolvido por um painel de pedraria bordada.

Igreja N Sra da Graça - túmulo
Túmulo
Igreja N Sra da Graça - túmulo
Túmulo
Igreja N Sra da Graça - túmulo
Túmulo
Igreja N Sra da Graça - placa
Placa de homenagem

É rematado por um friso de motivos florais interrompido ao centro pelo gomo terminal do arco. É encimado por uma enorme rosácea esculpida de uma só pedra dominando o resto da frontaria.

Igreja de Nossa Senhora da Graça - interior
Capela-Mor
Igreja de Nossa Senhora da Graça - interior
Entrada

O interior é formado por três naves amplas, de cinco tramos cada, separadas por doze arcos abatidos, também com o arco abatido a fazer ligação com a capela-mor. A capela-mor está coberta por uma abóbada de nervuras. Aqui estão sepultados os fundadores e o famoso navegador Pedro Álvares de Cabral.

Classificação

Este templo religioso faz parte da primeira lista de 1910 dos Monumentos Nacionais.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 14.093' W 008 40.834'  (39.23488, -8.68057)

Temas / Tags

Santarém, publicado em por