Moinho Manuelino
Antigo moinho
Moinho Manuelino - janela
Janela Manuelina
Moinho Manuelino - painel
Painel de azulejos

Com o rio Alviela a passar em Pernes, este moinho, que está situado na ribeira de Pernes, está incluído na lista dos moinhos hidráulicos e azenhas do século XII. Estes engenhos eram doados por D. Afonso Henriques à Ordem Templária, no povoamento desta zona do País.

No final do século XV esta estrutura primitiva foi reconstruída, possivelmente na altura em que o moinho serviu de habitação de recreio do Conde de Abrantes, adaptando o piso superior.

Após esta adaptação, o piso possui três janelas manuelino-mudéjares (duas orientadas a nascente e uma sul) de verga recortada, maineladas, que constituem os elementos arquitetónicos mais significativos do imóvel. Na janela a sul o mainel (barra vertical ao centro da janela), que se pode ver no painel de azulejos, já não existe.

A descaracterização destas janelas acabou por acontecer quando, no século XVIII, deixou de funcionar, passando o edifício a albergar fábricas e oficinas, inclusivamente uma central hidro-elétrica para serviço da vila de Santarém. Atualmente o edifício pertence à Santa Casa da Misericórdia.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 23.166' W 008 39.482'  (39.38610, -8.65803)

Temas / Tags

Pernes, publicado em por