A Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, Igreja Paroquial de Salvaterra de Magos ou Igreja de São Paulo, edificada em 1296, é dedicada a este santo. Está interiormente decorada com telas do século XVI e do século XVIII.

Portal da Igreja

Igreja Matriz de S. Paulo
Igreja Matriz de S. Paulo

A frontaria da Igreja de S. Paulo é composta por três panos, tendo no central o portal em verga reta com um tímpano triangular ladeado por pilastras.

O portal é antecedido por três degraus. Acima do portal há duas janelas retangulares, também com tímpano triangular. Nos panos laterais, idênticos, vemos duas janelas em cada, idênticas à do pano central, mas mais pequenas. Os três panos são separados por pilastras e ladeados também por pilastras nos cunhais.

Uma arquitrave sobrepõe-se aos três panos, encimada por um óculo no tímpano do pano central e uma cruz sobre o conjunto. Os laterais são sobrepostos por estruturas piramidais de grandes dimensões e pináculos nos cantos.

O óculo e as janelas maiores retangulares iluminam o coro alto e a igreja.

Torre Sineira

Torre da Igreja Matriz
Torre da Igreja

Torre da Igreja Matriz
Torre da Igreja

Ao contrário do habitual, a torre sineira encontra-se nas traseiras da igreja. É uma torre quadrada sobreposta por pináculos e uma estrutura piramidal no centro.

A igreja foi quase destruída nos terramotos de 1755 e 1909, ficando a torre sineira danificada e não havendo possibilidade de se tocar o sino. Assim, essa função passou a ser executada por um soldado usando o sino no edifício da Câmara Municipal.

Capela-mor e altar-mor

Igreja Matriz - Altar-mor
Altar-mor
Igreja Matriz - Capela-mor
Capela-mor

Destaca-se a capela-mor com o altar-mor em talha dourada e uma tela do século XVI. A capela-mor é ladeada por quatro altares, dois de cada lado.

Igreja Matriz - Nave
Nave da igreja
Igreja Matriz - Os altares
Altar lateral esquerdo
Igreja Matriz - Os altares
Capela lateral direita

Decoração Interior

Igreja Matriz - Lateral esquerda e púlpito
Lateral esquerda e púlpito
Igreja Matriz - Lateral direita
Lateral direita
Igreja Matriz - teto
Teto da nave

O interior é coberto até um terço da altura por azulejos. No lado esquerdo da igreja vemos ainda o púlpito.

A falsa abóboda do teto, em madeira, está decorada com uma pintura representando S. Paulo a ser elevado aos céus guardado por anjos.

Na sacristia, também decorada com azulejos, nota-se num dos painéis uma cartela com a data de 1725. Outros painéis de azulejos, encomendados por volta do século XVII, mostram cenas de caça, de guerra e mitológicas, além das cenas religiosas.

Coro e Órgão

Igreja Matriz - coro
Nave - Coro
Igreja Matriz - coro e órgão
Coro e Órgão de Tubos

O órgão de tubos da igreja, no coro alto, foi construído em 1825 por António Xavier Machado e Cerveira e restaurado pela Oficina e Escola de Organaria em 2000.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 01.725' W 008 47.513'  (39.02875, -8.79188)

Referências

Temas / Tags

Salvaterra de Magos, publicado em por