Igreja Matriz de Dornes
Igreja Matriz de Dornes

Com invocação de Nossa Senhora do Pranto e pela qual também é conhecida, está situada no ponto mais alto de Dornes a poucos metros da famosa Torre de Dornes. Segundo testemunhos documentais, este templo remonta ao século XIII e foi mandado edificar com o patrocínio da Rainha Santa Isabel, uma vez que esta monarca era senhora desta terra, através do seu dote.

Sofreu uma reconstrução em 1453 e outras reformas nos séculos posteriores, que contribuíram para a total modificação da volumetria. A planta retangular segue um esquema longitudinal, é formada por nave única e capela-mor, com cobertura de telhado de duas águas. A fachada de frontão triangular, ladeado por dois pináculos, é antecedida por um lanço de escadas permitindo a entrada no templo. É constituída por um portal de verga reta com entablamento e sobrepujado por um friso lavrado com rosetas e quadrângulos e ladeado por duas volutas. Sobre a cornija destacam-se duas esculturas. Esta está encimada por um óculo.

No interior, o teto da nave é forrado a madeira de três planos, sendo o da capela-mor em abóbada, formado por quarenta e dois caixotões. O acesso a esta é feito por um arco de volta perfeita e por um desnível de dois degraus.

A Igreja de Nossa Senhora do Pranto está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 39 46.276' W 008 16.175'  (39.77127, -8.26958)

Temas / Tags

Dornes, publicado em por