Igreja Matriz de Dornes
Com invocação de Nossa Senhora do Pranto, está situada a poucos metros da famosa Torre de Dornes. Este templo remonta ao século XIII e foi mandado edificar pela Rainha Santa Isabel.
Igreja Matriz de Dornes
Igreja Matriz de Dornes

Segundo testemunhos documentais, este templo foi mandado edificar com o patrocínio da Rainha Santa Isabel, uma vez que esta monarca era senhora desta terra, através do seu dote.

Sofreu uma reconstrução em 1453 e outras reformas nos séculos posteriores, que contribuíram para a total modificação da volumetria.

Descrição

A planta retangular segue um esquema longitudinal, é formada por nave única e capela-mor, com cobertura de telhado de duas águas.

A fachada de frontão triangular, ladeado por dois pináculos, é antecedida por um lanço de escadas permitindo a entrada no templo. É constituída por um portal de verga reta com entablamento e sobrepujado por um friso lavrado com rosetas e quadrângulos e ladeado por duas volutas. Sobre a cornija destacam-se duas esculturas. Esta está encimada por um óculo.

No interior, o teto da nave é forrado a madeira de três planos, sendo o da capela-mor em abóbada, formado por quarenta e dois caixotões. O acesso a esta é feito por um arco de volta perfeita e por um desnível de dois degraus.

Classificação

A Igreja de Nossa Senhora do Pranto está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Dornes
ou neste concelho Ferreira do Zêzere
Outras localidades deste concelho Ferreira do Zêzere

Localização

Coordenadas GPS: N 39 46.276' W 008 16.175'  (39.77127, -8.26958)

Temas / Tags

Dornes, publicado em por