No Largo do Pelourinho, mesmo ao lado da Câmara Municipal, com indicação de construção do século XX, é na verdade uma reconstrução datada de 1941 do Pelourinho primitivo do século XVI, construído a mando do rei D. Manuel I.
Primeiro e único existente em Coruche, entretanto foi prestigiado com três Cartas de Foral entregues sucessivamente pelos reis D. Afonso Henriques, D. Sancho I e D. Afonso II.
Nas Memórias Paroquiais do século XVIII é referido que a povoação é de pertença da Ordem de Avis e, no século XX, dá-se então a reconstrução do Pelourinho com base nos fragmentos encontrados do primitivo.
Num piso desnivelado, a base assenta em cinco degraus na parte mais baixa e três na mais alta, numa estrutura em cantaria de calcário. Nesta assenta uma base hexagonal de duplo plinto.
Segue-se o fuste torso espiralado de rosetas quadrangulares, interrompido ao centro por um anel ornado por dentes de serra.
As partes superiores são decoradas nas suas quatro faces pela esfera armilar, a cruz de Avis, quinas e armas da vila.
É rematado por pináculo espiralado coroado por uma bola de ferro sustentado por uma cruz de Avis, também em ferro. Daqui surgem ganchos de sujeição nas quatro direções.
Este ponto está situado na localidade Coruche, na freguesia Coruche, Fajarda e Erra.
(Distância: 9 m NE)
(Distância: 11 m NE)
(Distância: 13 m W)
(Distância: 36 m SW)
Situado no centro da cidade, um maravilhoso edifício a dominar a praça, com a fachada orientada a sul, albergando atualmente a Câmara Municipal. É sede de cinco freguesias e uma união de três freguesias.
(Distância: 89 m NE)
A Igreja da Misericórdia é uma construção dos séculos XVII e XVIII. É no decorrer do século XVI que se oficializa a Misericórdia em Coruche, com anexações de Confrarias. Esta igreja tomou as funções da Matriz quando esta ficou destruída pelo terramoto, situação que dura até ao século XX.
(Distância: 94 m SW)
A arte mostrada nesta foto, em que a passagem para o escadório no sentido do Castelo transformou completamente um espaço escuro em vivo, com as suas cores claras e possíveis homenagens às pessoas ali existentes.
(Distância: 102 m NE)
(Distância: 114 m NE)
A Igreja de São Pedro encontra-se num plano mais recuado relativamente ao casario, e com acesso por uma escadaria. É uma reconstrução dos finais do século XVI e princípios do XVII. Destaca-se a estrutura sineira à esquerda num plano avançado em relação à igreja.
(Distância: 117 m S)
Instalado no Museu Municipal de Coruche.
(Distância: 128 m S)