Vista Geral de Constância
Neste encontro de rios a história da vila desenvolveu-se em atividades como o transporte fluvial, a construção e reparação naval, e a pesca, o que contribuiu para o reconhecimento de D. Sebastião, elevando-a a vila e concelho em 1571.
 

Antecedentes

Vista Geral de Constância

Anteriormente chamada de Punhete, é justamente neste encontro de rios que a história da vila se desenrola. Como tal, Punhete desenvolveu-se basicamente de atividades como o transporte fluvial, a construção e reparação naval, a pesca e as travessias.

Vila e Concelho

Estas atividades que os rios permitiram no desenvolvimento que então Punhete alcançara contribuíram para o reconhecimento de D. Sebastião, elevando-a a vila e consequentemente criou o concelho. Estava-se no ano de 1571, e o interessante nome de Punhete continuava até que D. Maria II, sabendo da insatisfação da população com o referido nome, e por estes demonstrarem um apoio à causa Liberal, resolveu dar-lhe um outro nome de Constância.

Atualidade

Assim ficou o nome de Constância que, desde o primeiro censo realizado em 1864, a população não revela grandes alterações. Correspondendo nesse ano a cerca de três mil habitantes, na atualidade correspondem a cerca de quatro mil e duzentos habitantes.

Veja Também

Constância, publicado em por