Igreja de São Pedro
A Igreja de São Pedro é uma construção do século XVII, por ordem das irmãs Branca Nunes Grandia e Leonor Correia Coutinho, entre 1672 e 1681.

Na fachada salienta-se o portal em moldura reta ladeado por pilastras sobrepostas por pináculos. Entre os pináculos está um nicho com a imagem do santo padroeiro, do século XVII. O portal é ladeado por duas pequenas janelas retangulares.

A fachada é encimada por frontão contracurvado com um óculo no meio e terminado numa cruz. A fachada é ladeada por pilastras terminadas em pináculos esféricos.

Interior

No interior é constituído por uma só nave com o teto em caixotões em pintura policromada. A capela-mor é separada por um arco triunfal ladeado por dois pequenos altares laterais com imagens de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Clara.

No altar-mor, em talha dourada do século XVII, destaca-se um quadro com a imagem de Nossa Senhora do Ó. Na capela-mor estão também os túmulos das fundadoras.

As paredes são revestidas por painéis de azulejos do século XVIII com medalhões relativos à vida de S. Pedro. Destaca-se a exposição permanente de paramentos e artigos religiosos.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Chamusca
ou neste concelho Chamusca
Outras localidades deste concelho Chamusca

Localização

Coordenadas GPS: N 39 21.459' W 008 28.961'  (39.35765, -8.48268)

Temas / Tags

Chamusca, publicado em por