Igreja de Nossa Senhora da Purificação, Paroquial de Pontével ou Igreja de Pontével, são as denominações atribuídas a este templo religioso.

História

Igreja Matriz
Igreja Matriz

Desconhecendo-se a data exacta da edificação, é atribuído o ano de 1302 na mais antiga referência documental que se conhece quando o Pároco da localidade foi apresentado à população.

No início do século XVII a Igreja de Nossa Senhora da Purificação sofreu uma reconstrução e assim se manteve até agora.

Descrição

Igreja Matriz - porta
Igreja Matriz - altar-mor
Igreja Matriz - azulejos

Desenvolve-se de forma longitudinal com uma planta retangular formada por nave e capela-mor, com uma fachada peculiar, relembrando os templos mendicantes de um simples portal em verga reta e um óculo. Adossada a esta, a torre sineira quadrada apresenta-se à direita, semelhante à fachada.

Igreja Matriz - interior - altar-mor
Igreja Matriz - interior - coro

No interior a nave tem o seu teto forrado a madeira em três águas, o coro-alto é sustentado por colunas toscanas, apresentando vestígios de pintura de brutesco. As paredes são totalmente revestidas de azulejos policromados seiscentistas com dois padrões sobrepostos.

O acesso à capela-mor é feito através de um arco de volta perfeita num nível mais alto da nave. Esta é coberta por uma abóbada de berço pintada com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e como a nave coberta de azulejos policromados de padrão. O retábulo-mor é de talha dourada, de estilo Nacional, pertencente aos primeiros anos do século XVIII.

Classificação

Em 1984 entrou para os Imóveis de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 08.875' W 008 50.325'  (39.14792, -8.83875)

Temas / Tags

Pontével, publicado em por