Foi edificado no final do século XIX para os Paços do Concelho da cidade, mas teve o Tribunal e a Repartição de Finanças antes de ser o Instituto.

Descrição

Instituto de Tecnologia de Abrantes
Fachada frontal

Foi preciso demolir o Convento da Graça para dar lugar a este edifício do início do século XX. Com outros de relevo, este também faz parte de um conjunto de edifícios em redor da Praça da República.

Foi edificado no virar do século XIX para XX com o propósito de albergar os Paços do Concelho da cidade, mas a verdade é que nunca se realizou semelhante ideia. Terminado em 1904, acabou por albergar algumas instituições como o Tribunal Judicial de Abrantes, no piso superior, e o piso térreo a ser dividido pela Repartição das Finanças e Cadeia. Atualmente é o Instituto Politécnico de Abrantes que ocupa tais instalações,

Edifício de planta quadrangular de dois pisos, é delimitado por cunhais de pilastras, dividindo a fachada principal em três panos. O central é rematado em frontão triangular, formado por três portas em verga reta encimadas por outras tantas janelas, também em verga reta. Estas possuem sacadas em guarda de ferro. Nos panos laterais e nos dois pisos, os rasgos pertencem a doze janelas em verga reta.

Localização

O Instituto situa-se na zona sul de Abrantes, em frente do Jardim ou Praça da República.

Coordenadas GPS: N 39 27.644' W 008 11.897'  (39.46073, -8.19828)

Temas / Tags

Abrantes, publicado em por