Situado no coração na cidade de Abrantes, o edifício faz parte dos imóveis da Praça Raimundo Soares.

Origem

Paços do Concelho
Casa Falcão

Iniciar este pequeno texto por começar a falar em Casa Falcão é algo impensável caindo mesmo no desconhecido para a maioria dos locais, mas falar nos Paços do Concelho ou Câmara Municipal é do conhecimento geral.

Situado no coração na cidade de Abrantes, o edifício faz parte dos imóveis da Praça Raimundo Soares. Edificada para albergar a Família Falcão, esta casa urbana deverá pertencer ao século XIX, sabendo-se da sua existência em 1870, ano em que foi tirada a primeira foto à praça.

Com efeito, este tipo de edifício dificilmente se mantém na família que o edifica, e por vezes cai na degradação, chegando mesmo à ruína. Este é um desses casos em que a simbologia do próprio edifício acaba por ser comprado pelo Estado para receber uma qualquer instituição que lhe pertença.

Fachada

A fachada principal está orientada para a praça. É formada por três pisos, sendo no térreo a entrada ao centro ladeada por duas janelas e duas portas, todas em moldura reta.

No primeiro piso, todos os cinco rasgos são formados por portas, todas elas em verga reta e com uma única sacada em todo o edifício, de guarda em ferro.

Igualmente uma única sacada em guarda de ferro abrange cinco rasgos no segundo piso, em que os três centrais correspondem às portas e os dois laterais a janelas, todas elas também em verga reta. A finalizar com a cobertura existem duas janelas que, em tempos remotos, eram denominadas de águas-furtadas.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 27.786' W 008 11.849'  (39.46310, -8.19748)

Temas / Tags

Abrantes, publicado em por