João Gonçalves Zarco
João Gonçalves Zarco
João Gonçalves Zarco, donatário da Ilha da Madeira, navegador português e cavaleiro fidalgo da casa do Infante D. Henrique.
João Gonçalves Zarco
João Gonçalves
Zarco

Saudações, meus caros visitantes;

Desde já vou apresentar-me mesmo com o meu nome indicado aos meus pés. Sou o João Gonçalves Zarco, e como donatário vou guiar-vos por esta maravilhosa e pequena terra.

Nasci no continente em 1390, sou navegador português e cavaleiro fidalgo da casa do Infante D. Henrique. Como Comandante das Barcas, o Infante convidou-me para povoar e administrar a Ilha da Madeira, mais concretamente na zona do Funchal, o que veio a acontecer a partir de 1425.

Claro que o meu curriculum é extraordinário, incluindo o meu último serviço prestado na conquista de Ceuta, em 1415. Por isso, aceitei o convite do Infante D. Henrique e trouxe comigo o meu grande amigo Tristão Vaz Teixeira.

Quando lá chegamos, eu fiquei com a Capitania do Funchal, enquanto o Tristão ficou com a Capitania de Machico. Como conseguimos o povoamento e a colonização, fomos nomeados capitães-donatários desta nossa ilha. E aqui fiquei até à morte em 1471.

Pois então, como vos prometi, serei o vosso guia e nada melhor que indicar-vos a continuação em estar neste site. Quero já agradecer por me terem acompanhado nesta viagem e, quando quiserem, sabem onde me encontrar.

Localização

Este ponto está situado na localidade Funchal, na freguesia Funchal (Sé).

Para ser mais fácil, deixo aqui as minhas Coordenadas GPS: N 32 38.873' W 016 54.583'  (32.64788, -16.90972)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Edifício do Banco de Portugal

Edifício do Banco de Portugal - Visitar Portugal

(Distância: 13 m NW)
Este é um imponente edifício de dois pisos constituído em três panos, dos quais dois deles com os extremos iguais e o pano central com uma tipologia de torre.

Palácio da Junta Geral

Palácio da Junta Geral - Visitar Portugal

(Distância: 25 m NE)
Foi em 1685 que o terreno onde se situa este edifício foi doado para a finalidade de serviços médicos. A ideia era para a Misericórdia, e acabaria por ser denominado de Hospital de Santa Isabel.

Sé Catedral do Funchal

Sé Catedral do Funchal - Visitar Portugal

(Distância: 106 m E)
Decorria o ano de 1514 quando a Sé do Funchal foi terminada, por ordem de D. Manuel, tendo sido criada neste mesmo ano a Diocese do Funchal através de Bula do Papa Leão X.

Fortaleza Palácio de São Lourenço

Fortaleza Palácio de São Lourenço - Visitar Portugal

(Distância: 126 m S)
Atualmente é conhecido como Palácio de São Lourenço. Anterior ao Palácio foi uma Fortaleza, tomando por isso por vezes o nome de Fortaleza-Palácio de São Lourenço.

Palácio de Ornelas

Palácio de Ornelas - Visitar Portugal

(Distância: 155 m NE)
O Palácio de Ornelas foi edificado nos séculos XVII e XVIII, pertencente ao grupo das casas solarengas da cidade, importantes no âmbito de edifícios urbanos.

Capela de São Luís

Capela de São Luís - Visitar Portugal

(Distância: 156 m NE)
A capela e o nome de São Luís provém do Seminário e do Colégio São Luís, anexo ao primitivo Paço Episcopal. É datada de 1600, segundo a intenção do Bispo D. Luís de Figueiredo de Lemos.

Alfândega do Funchal

Alfândega do Funchal - Visitar Portugal

(Distância: 170 m E)
Com a remodelação da cidade, e depois da construção da Câmara e da Sé Catedral, iniciou-se então a Nova Alfândega do Funchal, tendo esta terminado em 1519.

Antiga Capela de Santo António da Mouraria

Antiga Capela de Santo António da Mouraria - Visitar Portugal

(Distância: 170 m E)
Foi mandada edificar em 1715 pelo desembargador e antigo provedor João de Aguiar, na qual está sepultado, sendo por isso uma capela privada.

Vista Geral I - A Marina

Vista Geral I - A Marina - Visitar Portugal

(Distância: 199 m S)
Esta é uma vista geral que foi tirada a caminho do centro da cidade, proveniente do Porto Marítimo, mostrando um dos pontos de relevo da Ilha da Madeira, a marina.

Teatro Municipal Baltazar Dias

Teatro Municipal Baltazar Dias - Visitar Portugal

(Distância: 200 m SW)
Após a demolição do antigo Teatro Grande, e com a reivindicação dos Madeirenses para a construção de outro teatro, finalmente a Câmara Municipal concordou em edificar um novo.

gif