Num dos sítios mais emblemáticos da história da freguesia de Santa Marinha, o morro do Castelo de Gaia é o lugar onde a Capela de Bom Jesus, igualmente conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Bonança se situa, sendo uma das mais antigas.

História

Capela do Bom Jesus de Gaia
Capela do Bom Jesus de Gaia
Capela do Bom Jesus de Gaia

Esta antiguidade tornou-se numa dificuldade quanto à sua origem, uma vez que não havia dados seguros que confirmassem e os que havia eram contraditórios.

Entretanto esta antiguidade leva-nos a fundações que correspondem à Alto Idade Média, inclusivamente serviu de Sede Episcopal dos suevos, anterior à do Porto. No entanto, a existência de vestígios romanos prova de que ali terem existido umas termas.

Descrição

Capela do Bom Jesus de Gaia
Capela do Bom Jesus de Gaia

A igreja desenvolve-se longitudinalmente com a fachada a poente e uma planta retangular formada por nave retangular e capela-mor mais pequena do que a nave.

A sul e adossada a esta num plano mais recuado está a sacristia, e a norte a torre sineira com as ventanas em arco de volta perfeita. A fachada é em empena e simples, tem como rasgos o portal em moldura reta encimado por uma janela ovalada e é rematada por uma cruz.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 08.414' W 008 37.417'  (41.14023, -8.62362)

Temas / Tags

Santa Marinha, publicado em por