Mais conhecido por aqueduto de Vila de Conde, mas também de Santa Clara pois é aí que termina.
Este meio de transporte de água, sendo do século XVI, é de estilo românico. A sua construção primitiva é de 999 arcos, tendo atualmente alguns já destruídos. Provém de Terroso, a 5 km da Póvoa de Varzim, até Vila de Conde, mais concretamente no Convento de Santa Clara.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Vila do Conde, na freguesia Vila do Conde.
(Distância: 64 m S)
Todo o historial da fundação desta igreja está ligado ao convento, tendo com o decorrer dos tempos passado para plano secundário.
(Distância: 90 m S)
O Convento de Santa Clara foi fundado em 1318, por iniciativa de D. Afonso Sanches, e sua mulher D. Teresa Martins, para recolher as filhas mais pobres da nobreza.
(Distância: 281 m W)
Igreja Matriz de Vila de Conde, substituindo uma anterior da qual não há vestígios, teve a sua obra começada em 1496, e a partir de 1502 a Coroa passou a financiar a obra.
(Distância: 335 m W)
Pelourinho datado do século XV, está situado junto dos Paços de Concelho e da Igreja Matriz. Inicialmente a sua utilização era um marco jurisdicional, atualmente é um marco histórico.
(Distância: 352 m W)
Câmara Municipal de Vila do Conde - Praça Vasco da Gama, 4480-454 Vila do Conde
(Distância: 395 m SE)
Neste monumento quinhentista não deixa de existir uma particularidade em que, sendo no seu interior uma azenha, o seu formato exterior se parece com uma torre.
(Distância: 595 m S)
A Misericórdia de Azurara foi fundada em 20 de abril de 1566 por alvará régio, tendo autorização de D. Sebastião em 30 de julho de 1577.
(Distância: 999 m S)
Com as passagens do rei D. Manuel I a caminho de Santiago de Compostela, o pelourinho surgiu com a Igreja Matriz, estando situado na parte lateral da igreja.
(Distância: 1 km S)
Igreja Santa Maria de Azurara, imponente fachada com a sua torre, de estilo manuelino. Foi construída no tempo de D. Manuel pelas suas passagens a caminho de Santiago de Compostela.
(Distância: 1 km S)
A Igreja de S. Francisco está ligada ao convento com o mesmo nome. Teve uma reedificação iniciada em 1591, sendo a original possivelmente anterior a 1518.