Capela da Senhora da Luz ou das Neves
Situada no centro de Valongo, na Praça Machado dos Santos, a Capela da Senhora da Luz é um edifício que consta nas listas dos Bispos do Porto desde 1610, contudo esta construção remonta ao ano de 1580.
Capela da Senhora da Luz
Capela da Senhora da Luz

Alguns séculos depois, e na necessidade urbanística de Valongo, a capela foi transferida do centro da praça para o local atual, o  que aconteceu em 1878.

Dedicada a Nossa Senhora das Neves, o templo que se situa entre construções habitacionais apresenta uma planta retangular com vinte metros de comprimento, sendo formada pela nave e capela-mor.

Descrição

A fachada é simples, revestida de azulejos esverdeados e com dois rasgos do portal principal com moldura reta encimada por uma janela. O acesso é feito por dois degraus. O remate é feito por um frontão triangular, com uma cruz no vértice e pináculos cónicos em ambos os lados.

Capela da Senhora da Luz
Capela da Senhora da Luz

No interior, a nave é completada por um coro-alto, um púlpito no lado esquerdo e dois altares colaterais. Na capela-mor o retábulo é composto por uma imagem central e duas laterais.

O retábulo, os altares e o arco triunfal são em madeira pintada de branco e dourado. O conjunto de imagens constituem a Nossa Senhora da Boa Morte, Santa Ana e São Joaquim, São José, Santa Apolónia e Santo António.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Valongo
ou neste concelho Valongo
Outras localidades deste concelho Valongo

Localização

Coordenadas GPS: N 41 11.346' W 008 29.822'  (41.18910, -8.49703)

Temas / Tags

Valongo, publicado em por