Capela da Senhora da Luz
Capela da Senhora da Luz

Situada no centro de Valongo, na Praça Machado dos Santos, a Capela da Senhora da Luz é um edifício que consta nas listas dos Bispos do Porto desde 1610, contudo esta construção remonta ao ano de 1580, com o nome em título. Alguns séculos depois, e na necessidade urbanística de Valongo, a capela foi transferida do centro da praça para o local atual, o  que aconteceu em 1878.

Dedicada a Nossa Senhora das Neves, o templo que se situa entre construções habitacionais apresenta uma planta retangular com vinte metros de comprimento, sendo formada pela nave e capela-mor.

A fachada é simples, revestida de azulejos esverdeados e com dois rasgos do portal principal com moldura reta encimada por uma janela. O acesso é feito por dois degraus. O remate é feito por um frontão triangular, com uma cruz no vértice e pináculos cónicos em ambos os lados.

Capela da Senhora da Luz
Capela da Senhora da Luz

No interior, a nave é completada por um coro-alto, um púlpito no lado esquerdo e dois altares colaterais. Na capela-mor o retábulo é composto por uma imagem central e duas laterais.

O retábulo, os altares e o arco triunfal são em madeira pintada de branco e dourado. O conjunto de imagens constituem a Nossa Senhora da Boa Morte, Santa Ana e São Joaquim, São José, Santa Apolónia e Santo António.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 11.346' W 008 29.822'  (41.18910, -8.49703)

Temas / Tags

Valongo, publicado em por