Capela de Nossa Senhora da Hora
Pelo conhecimento popular, esta teria sido a primeira Igreja de Valongo, dedicada a Santo Antão e conhecido no passado por Santo António de Abade. Com o aumento da devoção mariana, a Senhora da Hora viria a substituir o Santo Antão.
Capela de Nossa Senhora da Hora
Fachada frontal
Capela de Nossa Senhora da Hora
Lateral oeste
Capela de Nossa Senhora da Hora
Fachada norte

A única informação conhecida deste templo é uma documentação referente ao século XVII, como sendo propriedade particular. Com a substituição por Senhora da Hora, o templo passou a ser relacionado com as parturientes por uma boa hora, na altura do parto, ou até mesmo para o momento da morte.

Descrição

Apresenta-se longitudinalmente, com a fachada principal orientada a sul, de planta retangular formada por nave e capela-mor, sendo esta ligeiramente mais estreita do que a nave.

A fachada principal é formada pelo rasgo em arco abatido do portal principal, encimada por uma janela quadrilobada e esta por um sino, e rematada por um frontão curvilíneo com uma cruz no vértice e pináculos nos extremos. Na fachada lateral oeste abre-se um outro portal de moldura reta tendo ao lado um nicho da Nossa Senhora da Hora, protegida por um vidro e grade de ferro.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Valongo
ou neste concelho Valongo
Outras localidades deste concelho Valongo

Localização

Coordenadas GPS: N 41 11.343' W 008 30.286'  (41.18905, -8.50477)

Temas / Tags

Valongo, publicado em por