Antigos Paços do Concelho
Fachada do Paço
Antigos Paços do Concelho
Paço e capela

História

O Museu Municipal e Arquivo Histórico de Valongo está albergado num edifício que tinha sido ocupado pelos Antigos Paços do Concelho, acabando por este mesmo edifício dar continuidade a um serviço aos seus locais.

Situado precisamente no centro histórico da cidade, a fazer esquina num cruzamento, este edifício do início do século XIX foi mandado edificar por Bernardo Martins da Nova, no qual se tornou residente por alguns anos.

Veio a ser ocupado por arrendamento em 1837 pela Câmara aquando a elevação de Valongo a Concelho. Albergou todos os serviços municipalizados de então até que, em 1874, por autorização de D. Luís I, foi adquirido pela Câmara Municipal.

A Capela, denominada de São Bruno, foi reedificada em 1825/1842, tendo sido reconvertida em 2001, tal como o resto do edifício, no Arquivo Histórico Municipal.

Descrição

Edifício retangular de dois pisos, de oito rasgos em cada um deles, com a pequena capela situada entre a sétima e oitava janelas.

No piso inferior há três portas a intercalar e outras tantas janelas. As duas laterais são em moldura reta, sendo a central em arco abatido.

No piso superior todos os rasgos são em moldura reta, sendo que a janela central, que encima o portal principal, possui uma guarda em ferro e é rematada por um brasão.

Antigos Paços do Concelho
Azulejos de relevo

A capela é delimitada por cunhais, granítica, com o remate em frontão triangular ladeado por dois pináculos. O rasgo inferior é formado pelo portal principal de moldura reta e encimada por uma janela em arco perfeito e com guarda em ferro. Este conjunto apresenta-se com a fachada em revestimento azulejar de relevo.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 11.356' W 008 29.913'  (41.18927, -8.49855)

Temas / Tags

Valongo, publicado em por