Capela São Silvestre
Na zona central de Ermesinde encontra-se a capela de São Silvestre que é o monumento mais antigo da localidade e foi a primeira Igreja Matriz desse aglomerado populacional.
Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre

Sem qualquer referência histórica, é possível que a edificação deste pequeno templo esteja relacionada com o santo protetor da fome, peste e da guerra, tendo por isso a denominação de Silvestre.

Segundo o lintel existente na porta principal, que tem a indicação de 1711, é uma reconstrução de outro templo ali existente que está referenciado no catálogo dos Bispos do Porto, decorria o ano de 1625.

Descrição

De construção granítica e de planta retangular de nave única, tem adossada a capela-mor e na lateral direita a sacristia.

A fachada principal orientada a nascente tem como rasgo o portal de moldura reta, encimada por um lintel e frontão triangular. A ladear a porta estão duas pequenas janelas com gradeamento. Antecede-lhe um alpendre que assenta em três arcos de volta perfeita, dois laterais e um central.

Cruzeiro

Cruzeiro de São Silvestre
Cruzeiro de São Silvestre
Cruzeiro de São Silvestre

Em frente à capela de São Silvestre encontra-se, no extremo da pequena praça, o cruzeiro referente do século XVIII.

Edifica-se sobre um soco de pedra granítica de três degraus decrescentes, onde assenta uma coluna também de granito de fuste liso. É rematado por um capitel jónico seguido de uma cruz.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Ermesinde
ou neste concelho Valongo
Outras localidades deste concelho Valongo

Localização

Coordenadas GPS: N 41 13.043' W 008 35.084'  (41.21738, -8.58473)

Temas / Tags

Ermesinde, publicado em por