Na parte central da cidade de Ermesinde encontra-se a capela de São Silvestre que, segundo referências, não só é o monumento mais antigo da localidade como serviu de primeira Igreja Matriz do então aglomerado populacional.

Origem

Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre

Sem qualquer referência histórica, é possível que a edificação deste pequeno templo esteja relacionada com o santo protetor da fome, peste e da guerra, tendo por isso a denominação de Silvestre.

Segundo o lintel existente na porta principal, que tem a indicação de 1711, é uma reconstrução de outro templo ali existente que está referenciado no catálogo dos Bispos do Porto, decorria o ano de 1625.

Descrição

De construção granítica e de planta retangular de nave única, tem adossada a capela-mor e na lateral direita a sacristia.

A fachada principal orientada a nascente tem como rasgo o portal de moldura reta, encimada por um lintel e frontão triangular. A ladear a porta estão duas pequenas janelas com gradeamento. Antecede-lhe um alpendre que assenta em três arcos de volta perfeita, dois laterais e um central.

Cruzeiro

Cruzeiro de São Silvestre
Cruzeiro de São Silvestre
Cruzeiro de São Silvestre

Em frente à capela de São Silvestre encontra-se, no extremo da pequena praça, o cruzeiro referente do século XVIII.

Edifica-se sobre um soco de pedra granítica de três degraus decrescentes, onde assenta uma coluna também de granito de fuste liso. É rematado por um capitel jónico seguido de uma cruz.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 13.043' W 008 35.084'  (41.21738, -8.58473)

Temas / Tags

Ermesinde, publicado em por