O que se tenta explicar neste texto é a Loggia Quinhentista, uma vez que a capela só é acessível pelo interior da igreja.

Loggia

Loggia Quinhentista
Loggia Quinhentista

Uma Loggia é um espaço aberto na totalidade ou apenas em um ou dois lados. É coberto e sustentado por colunas ou arcos.

O que se tenta explicar neste texto é esta Loggia Quinhentista, uma vez que a capela só é acessível pelo interior da igreja. Chegado ao local da Igreja Paroquial desta freguesia, para qualquer visitante perde-se por completo ao visitarmos o templo religioso em questão, pois a sua estrutura apaga completamente a Loggia Quinhentista.

O Conjunto

Com efeito, a primitiva Igreja Matriz de Negrelos, dedicada a São Tomé, pertencia à época medieval, uma vez que a povoação está referenciada no século XI, tendo sido posteriormente elevada a vila e de seguida a couto.

Atualmente este conjunto religioso está dividido em três partes que se distinguem e é formado pelo corpo da igreja, sendo pelo interior desta que temos acesso à capela.

A segunda parte, datada do início do século XVI, de traça manuelina, é dedicada ao Santíssimo Sacramento. A terceira parte, que corresponde à Loggia, está posicionada e visível no exterior e no lado esquerdo da igreja.

Estrutura

Datada dos anos trinta e quarenta do século XVI, também manuelina, desenvolve-se numa planta quadrangular dividida em dois pisos.

Loggia Quinhentista
Loggia e escadaria

O piso térreo é formado por um pequeno hall que é sustentado por sete colunas, sendo quatro frontais e três laterais. Daqui parte uma escada que dá acesso ao piso superior, que possui uma janela de canto gradeada com o espaço delimitado por um vão fechado.

Classificação

Este último pormenor está considerado como único na região, sendo atribuído a Francisco Cremona e datado de 1545, mesmo sem fundamentação documental.

Deste conjunto religioso, só a capela e a Loggia Quinhentista estão classificados como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1944.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 20.837' W 008 24.207'  (41.34728, -8.40345)

Temas / Tags

São Tomé de Negrelos, publicado em por