
Esta estrutura, cuja construção está compreendida entre os séculos I e II d.C., é formada por três arcos que sustentam um tabuleiro quase reto.
A Ponte Romana


Dificilmente se pode imaginar que, num centro industrial do têxtil em que está inserida a freguesia de São Martinho do Campo, possa existir um monumento histórico com mais de mil e oitocentos anos e que ainda esteja a possibilitar a passagem de veículos automóveis.
Com efeito, no meio desta industrialização vamos encontrar esta ligação rodoviária, apesar de ter sucumbido a este mesmo tráfego para a qual foi feita de seguida uma significativa intervenção estrutural. Contudo, não deixa de ser mais um magnífico monumento romano que atravessa o rio Vizela e que liga dois distritos (Porto e Braga), e dois concelhos (Santo Tirso e Guimarães).
Estrutura

Esta estrutura, cuja construção está compreendida entre os séculos I e II d.C., é formada por três arcos que sustentam um tabuleiro quase reto, e composto por guardas de pedra em todo o seu comprimento.
Com cerca de 30 metros de comprimento por 3 de largura, pode-se considerar das pontes romanas medianas, devido à sua estrutura de três arcos.
nesta localidade São Martinho do Campo
ou neste concelho Santo Tirso
Outras localidades deste concelho Santo Tirso