
O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é um dos muitos santuários existentes em Portugal e dos poucos dedicados a Nossa Senhora da Assunção.
O Santuário

visto de longe

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é um dos muitos santuários existentes em Portugal e dos poucos dedicados a Nossa Senhora da Assunção.
Situado no monte com o mesmo nome da igreja, está sobranceiro à cidade de Santo Tirso e por isso é rodeado por um espaço que lhe permite uma numerosa manifestação religiosa.
Contrariamente ao típico, este não possui escadarias. Também é afortunado com caraterísticas paisagísticas como poucos.
Origem do Santuário
Este santuário foi pensado para substituir a Capela Velha existente na encosta do Monte Córdoba, edificada em 1901.
Este projeto foi da iniciativa da Irmandade de Nossa Senhora da Assunção com o apoio de um dos grandes homens da cidade de Santo Tirso, o Comendador Albino de Sousa Cruz, que pronunciou para este projeto o arquiteto Ernesto Korrodi, decorria o ano de 1919.
Estrutura


do Santuário
É sem dúvida um projeto megalómano para a época que decorria, sendo este magnífico templo um exemplo de arte de inspiração romanico-gótico. Guarda-se no interior deste uma bela imagem da Nossa Senhora da Assunção.
Com uma planta em cruz grega, apresenta uma fachada triangular e é ladeada por duas torres, uma quadrada e outra circular. Estas, os seus contrafortes, as rosáceas e a banda lombarda na fachada são elementos próprios do neo-românico.
nesta localidade Monte Córdova
ou neste concelho Santo Tirso
Outras localidades deste concelho Santo Tirso